O salário mínimo na função pública vai ter um aumento de cerca de 260 meticais.
A decisão do Governo foi anunciada hoje no final da 13ª sessão do Conselho de Ministros, que também aprovou um reajustamento que varia entre 6 e 18.67 porcento nos oito sectores de actividade económica do país.
Este é provavelmente o mais baixo reajustamento do salário mínimo da função pública dos últimos anos. São 6.5 porcento, o equivalente a pouco mais de 250, passando o novo salário mínimo para 4.255 meticais.
Todas as restantes categorias vão ter um reajustamento de 5 porcento.
A ministra da Administração Estatal reconhece que este reajustamento salarial está longe das expectativas dos funcionários, e, por isso, anunciou uma série de incentivos como o recomeço das progressões e promoções e outros subsídios, para servir de almofada nesta queda do poder de compra que os funcionários vão ter.
Quem falou dos salários consensualizados em sede de concertação social referentes aos oitos sectores produtivos foi a ministra do Trabalho do Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, e variam de 6 a 18.67 porcento, sendo o sector de Indústria extrativa o mais beneficiado.
O PAÍS- 24.04.2018