Ao Camarada Eng.º Paulo Kassoma
Secretário Geral do Partido
CC: Bureau Político (BP);
Comité Central (CC);
1º Secretário da Lunda Sul.
Aceite as Nossas boas-vindas, às Terras de Sua Majestade Mwene Dumba Wa Tembo. Ainda bem, ainda bem, que vem. Para já desejamos votos de ótimo trabalho, Camarada Secretário Geral e a ilustre comitiva que o acompanha.
Em, 1975 na véspera da proclamação da Nossa independência a cúpula do Nosso Glorioso MPLA tinha traçado dois planos, proclamar a independência em Luanda, ou, Saurimo então Vila Henrique de Carvalho, caso não fosse possível em Luanda. O saudoso, Dr. António Agostinho Neto, realizou importantes reuniões nesta província e.g. encontro com, Presidente Kenneth David Kaunda. Importantes figuras do Nosso partido passaram por cá. A Lunda Sul foi a primeira província a escorraçar a FNLA e UNITA. E como a politica não faz-se só com ideologia importa salientar, contribuímos com cerca de, 80% da produção nacional de diamantes, pedras preciosas que ajudaram à acumulação primitiva de capital, à tantos endinheirados do País.
Camarada Secretário Geral, os factos supra aludidos não demostram a importância da província no mosaico politico nacional e seu contributo histórico?
Não queremos, com isso, enaltecer a Nossa singularidade, somos iguais perante as 18 províncias, porém, desdenhar todos esses factos é irritante.
A tempestade política que a província viveu nas eleições de Agosto de, 2017 não padecem de narração para não sermos repetitivos, pois, esteve cá e fez campanha porta-à-porta, por isso domina o miite com perfeição.
Camarada Secretário Geral, qual foi o clima político que encontrou no pleito eleitoral de 2017?
Lembra-se, onde foi realizado o acto de massa? Num campinho de futebol no bairro Kawazanga, porque?
Quando, devia ser no mítico, 1º de Maio onde, discursaram com eloquência ilustres Camaradas, cujas palavras incoaram para posteridade. Pergunte á Camarada Cândida, Segunda Ungadje e Lúis Domingos (Bolacha) eles saberão esclarecer o assunto com mestria e sagacidade.
Honestamente os acontecimentos sombrios do pleito de, 2017 envergonho-nos, que fazer, assim quis a direcção central do partido. Quantas vozes, ainda que algumas delas sujas sempre que pudessem reportavam, que, à Camarada Cândida Narciso e camarilha estavam a mergulhar o partido no abismo e impunha-se uma manobra de, 360 graus para reverter a situação, entretanto, eram entendido como tribalistas e regionalistas. Sim, dentre essas vozes haviam alguns aproveitadores, mas, o clima político que vivíamos era fértil para esses aproveitadores.
Adolf Hitler, emergiu desse tipo de turbulências para mergulhar o mundo no pior horror alguma vez sonhado na historia, lembrar que os apóstolos da democracia no processo embrionário do Nacional Socialismo profanavam, em tudo que é canto, que era um mero putsch da cervejeira (Monique), sem futuro. E qual foi o resultado?
Vivemos em outros tempos, não nos podemos dar, ao luxo dos apóstolos da democracia, que tudo sabem, porque vivem numa torre de marfim, de onde, podem ignorar o clamor do povo (militantes).
“O mais importante é resolver os problemas do povo ” ficou enterrado até ressuscitar o, Guia Imortal da Nação? À primeira promessa de ressurreição, deixada por, Jesus Cristo fracassou em, 2000 quanto, tempo ainda teremos de esperar?
Poderia se ter evitado o putsch da cervejeira, se não prevalece-se a intransigência, “roma locuta, causa finita”. Essas breve notas históricas não podem ser esquecidas, sob pena de, sermos surpreendidos por um inimigo improvável, a semelhança da oferta de 2 deputados de bandeja, sem nenhum suor e, porque?
É simples, Camarada Dr.ª Cândida; locuta, causa finita!!!
Soubemos que “todos caminho vão dar a Roma”, ou seja ao Camarada Secretário Geral, porque que não inverteu a situação, até crianças que não entendem de politica sabiam, que a Nossa derrota era certa.
Será, que o nosso lema agora é, A Derrota é Certa?
Com devido respeito e apreço, Camarada Secretário Geral, Ninguém, mas, ninguém mesmo, pode ousar pensar que a nossa derrota é certa, ainda que seja um sonho de pesadelos, não faz parte da Nossa matriz ideológica, haja o que houver, dói a quem doer á victoria é certa e se possível certitississima, sim, certitississima para o Nosso Glorioso MPLA nem o Certíssimo é suficiente. Quando as crianças duvidam da Nossa victoria, ou a questionam lagrimamos como em, 1979 quando o impossível aconteceu e perdemos o Nosso, primeiro Presidente. E agora lagrimejamos, embora de olhos secos.
Primeiro enviaram-nos à Camarada Dr.ª Cândida Narciso, exímia mestre em ouvir fofocas, quis assim a sorte do destino, aceitamos. Politicamente só granjeou popularidade, entre as crianças devido aos seus vestidos arco-íris, e bochechas grandes e macias, que toda criança, quando via imaginava os personagens dos desenhos animados. Até hoje as crianças perguntam, pela tia tchamatafu?
Que saudade!!!
Seguindo a lógica do mal para maldade, enviam-nos o Camarada Eng. Eduardo Nelumba, múmia autêntica, Santa Maria “Bendito é o fruto do vosso ventre” mas, que ventre é esse que só sabe parir os piores frutos para Lunda Sul. Por tanto, só resta rezar, Ave Maria “perdoai os Nossos pecados agora e na hora da Nossa morte” mas, salvai o Nosso MPLA na província agora e para sempre. Estamos fartos de ouvir até da oposição esses são os vossos melhores Jogadores?
Com esse quinteto de ilustres cadáveres políticos: Camarada Nelumba, DENA, Miasso, Kassongo e Munhica. Melhor preparar casa de velório no partido, porque, haverá óbitos nas autarquias, e iremos precisar de espaço para realizar os mesmo.
Camarada Secretário Geral, Deus opera milagres o Camarada esteve cá em, Agosto de 2017, era impossível mudar o rumo da história. Concordamos perfeitamente, não obstante ter sido por, muito tempo responsável pelos quadros no partido, por isso domina por excelência o dossiê Cândida. Quase nove meses depois da Vossa última estadia, a história repete-se, será maldição dos grandes feiticeiros Rundas (Lundas)?
O estado clínico do Nosso Glorioso MPLA na província é endémico e deplorável, carece dum diagnostico aturado para se aferir a endemia, para já é conhecida por todos, por isso rogamos, o Vosso elevado sentido partidário e bom censo, para banir a endemia do nosso espaço político. Postergar essa endemia é conformar-se com a morte clínica do partido na província, as autarquias estão à porta, não podemos nos dar a esse luxo dourado. À ninguém interessam os resultados sombrios de, 2017.
Camarada Secretário Geral, os laços umbilicais que nós unem ao partido são inquestionáveis, por isso, pedimos a Vossa Santa misericórdia, que opere milagres. Para o bem de todos, inclusive dos cadáveres políticos. Mas, sobretudo, honrar aqueles que tudo deram para o partido, nomeadamente Tchizainga, Balão, Kalala, Sambalanga, Faísca, Tchinhama […]
Bem Haja!!!
PAZ TRABALHO E LIBERDADE. A LUTA CONTINUA A VICTÓRIA É CERTA
Saurimo, 06 de Maio de 2018