Apesar da consideravel presença das Forças de Defesa e Segurança nos distritos, postos administrativos e aldeias por onde os insurgentes localmente apelidados como Al - Shabaab já passaram, o grupo continua a conseguir aterrorizar as populações civis das mesmas e de outras regiões.
Nisto, na quinta-feira da semana passada, o bando visitou a aldeia Ibu, localizada no Posto Administrativo de Quiterajo, distrito de Macomia, província de Cabo Delgado. Na ocasião, segundo soube o mediaFAX de fonte local, os insurgentes cuja reivindicação ainda não é oficialmente conhecida, incendiou 44 casas, quase todas cobertas de capim.
Porque a populaçao anda já precavida, o que a obriga a passarem as noites em locais seguros (matas), o bando atacante limitou-se a incendiar as casas e tentar roubar produtos alimentares em algumas barracas locais.
Depois de uma primeira acção ter-se verificado a 5 de Outubo do ano passado, para seguir-se um periodo de consideravel calmia, nas últimas seis semanas, os insurgentes têm estado a intensificar as suas accoes.
Só nestas ultimas semanas, se pode contablizar quase 25 pessoas asassinadas e somando as vítimas mortais desde Outubro de 2017 se está já na casa de sete dezenas de vítimas mortais, parte delas decapitada.
MEDIA FAX – 19.06.2018