A China aprovou Moçambique como um destino para os seus turistas tendo o respectivo acordo sido assinado na passada quinta-feira em Maputo pelo ministro do Turismo, Fernando Sumbana e pelo embaixador da China, Tiang Uang Seng.
O acordo assinado visa facilitar as viagens em grupo de cidadãos da China, o que marca a concretização de um desejo manifestado pelos dois países em 2003, aquando da realização, em Pequim, da Conferência da Organização Mundial do Turismo.
A China é, actualmente, a maior fonte de turistas no continente asiático e anualmente escolhe um certo número de países que, dadas as suas características, podem ser destinos privilegiados de turistas seus. São itens fundamentais para essa escolha não somente a existência de infra-estruturas de acolhimento e de transporte mas também a estabilidade política e económica dos países.
Moçambique usufrui de um grande potencial turístico natural e uma localização geográfica considerada invejável, condições estas que poderão favorecer que num futuro breve se posicione num destino turístico atraente, preferencial e de padrão de nível internacional.
Com a assinatura do memorando sobre a facilitação de viagens em grupos de cidadãos chineses, Moçambique passa a figurar num grupo de mais de 30 países do mundo considerados destinos privilegiados de turistas chineses.
macauhub - 10.09.2007
NOTA: Afinal quantos turistas chineses chegaram a Moçambique nestes últimos dez anos?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE