O Ministro do Mar águas Interiores e Pescas, Agostinho Mondlane esclarece a informação veiculada por alguns meios de comunicação social, sobre a alegada existência de embarcações da República da China que têm vindo a pescar ilegalmente na costa moçambicana.
Agostinho Mondlane falava à imprensa, esta quinta-feira, no Porto de Maputo, após efectuar uma visita de cortesia a Embarcação “OCEAN WARRION”, dotado de tecnologia moderna para fiscalização e controlo de pesca ilegal.
O Ministro do Mar águas Interiores e Pescas, disse ainda que o governo está a tudo fazer com vista a alocar mais embarcações para a fiscalização e controlo da pesca ilegal, na costa moçambicana.
O governante sublinhou que para além de perda em valores monetários, a pesca ilegal causa danos ambientais e o desaparecimento de espécies marinhas. (
RM – 29.06.2018
NOTA: Como acreditar que a China não pesca ilegalmente em águas moçambicanas quando leva a madeira, o marfim, os cornos de rinoceronte, o carangueja, o atum e tudo o mais a que pode deitar a mão? Onde estão os marinheiros moçambicanos nos barcos chineses? Onde está a estatística da actividade dos barcos chineses?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE