A fórmula de pressão para o não engavetamento dos assuntos militares
Numa decisão que, de círculos mais restritos da Renamo, era já aventada como a mais provável, efectivamente confirmou-se, no fim da tarde deste domingo, que a nova “residência oficial” do tenente-general, Ossufo Momade, coordenador geral do partido, passa a ser a Serra da Gorongosa, exactamente no local em que residiu Afonso Dhlakama até 3 de Maio, dia em que perdeu a vida, vítima de doença.
A confirmação da nova residência oficial do general Ossufo Momade foi conhecida ao fim da 5ª sessão extraordinária da Renamo, pelo deputado, Alfredo Magumisse. A reunião teve lugar exactamente na Serra da Gorongosa. E a ideia por detrás desta decisão também não foge do que já se aventava no seio do núcleo duro da Renamo, particularmente em relação à necessidade de a Renamo encontrar uma forma que possa mostrar-se eficaz na manutenção da pressão política e militar sobre o governo moçambicano, particularmente na figura do Presidente Filipe Nyusi.
É que a Renanmo entende que caso a pressão baixe, o assunto sobre questões militares pode ser encaminhado, de vez, para a gaveta. No fim do encontro ficou também claro que a decisão de montar residência do coordenador geral na Serra tinha efeitos imediatos, ou seja, que a partir daquela altura (tarde de domingo), Ossufo Momade não voltava mais à cidade.
Ao que tudo indica, o prazo para o regresso à vida normal, vai depender da dinâmica que vai caracterizar as negociações das matérias militares, um assunto bicudo e que promete levantar muitas discordâncias.
Na reunião de Gorongosa e também numa tonalidade de manter o dedo no comando da pressão, participaram os mais notáveis estrategas militares da Renamo, naquilo que o partido considera “Estado Maior General”. Uma fonte da Renamo, sem citar nomes, falou de, pelo menos quatro generais que sempre se mantiveram leais às ideias de Afonso Dhlakama, no que concerne à gestão de questões militares do partido, incluindo a estratégia de pressão que o falecido líder da Renamo tentou seguir à risca até a sua morte.
Entretanto, a Renamo, no discurso oficial, tenta argumentar a decisão da nova residência de Ossufo Momade com base no que considera local ideal para “melhor coordenação”. “A 5ª sessão extraordinária da Renamo, que foi alargada ao Estado-Maior General deste partido e a outros quadros do nível central, deliberou que o coordenador da Comissão Política Nacional deste partido passa a residir desde ontem, na Serra da Gorongosa” – anotou o deputado Alfredo Magumisse, na qualidade de porta-voz da Comissão Política da Renamo.
Questionado, na ocasião, sobre que mecanismos de contacto seriam desenhados tendo em conta a necessidade de o Chefe de Estado, Filipe Nyusi, manter contactos directos com a nova liderança da Renamo, Magumisse apenas voltou a abordar a questão na tónica de que o seu partido está e vai continuar “aberta ao diálogo”. “Sempre dissemos que estamos abertos ao diálogo, desde que morreu o nosso líder. Continuamos abertos e acreditamos que será encontrada uma forma para contactos abertos e permanentes entre o Governo e a Renamo”- recordou o porta-voz. Na mesma ocasião, a Renamo pediu aos seus membros e simpatizantes a manterem calma e serenidade, isto como condição de preparação das eleições que se avizinham, a partir das autárquicas de 10 de Outubro deste ano.
MEDIA FAX – 05.06.2018