A Televisão de Moçambique TVM divulgou no seu boletim noticioso na noite de Quarta-feira, 30 de Maio, um falso vídeo de reivindicação de autoria dos ataques em Cabo Delgado.
De acordo com a notícia vinculada pelo canal de televisão nacional, o grupo de pelo menos cinco homens assumiu a autoria do assassinato de dez cidadãos nacionais no posto administrativo de Ulombe, no distrito de Palma, através de um vídeo.
No vídeo, os indivíduos, com as respectivas caras cobertas e empunhando armas do tipo AKM mostrando a sua admiração por Allah, são apresentados pela TVM como os autores do bárbaro ataque que se registou na presente semana em Palma.
Entretanto, o vídeo circulou nas redes sociais no mês de Janeiro de 2018, conforme afirma Borges Nhamire, investigador do Centro de Integridade Pública na sua página do Facebook:
Borges Nhamire
há 20 horas
Noticia muito irresponsável da TVM
Penso que a TVM publicou uma noticia irresponsável no seu telejornal de ontem. O Video que apresenta como de terroristas de Mocimboa da Praia já circula desde Janeiro deste ano e nao ha certeza de que o mesmo tenha sido gravado em Moçambique sequer. O Mendes Mutenda ate ja disse num desses debates que era dublagem. Mas a noticia da TVM ja está a correr o mundo a indicar que um grupo terrorista reivindicou o mais recente ataque no qual 10 pessoas foram decapitadas.
No link abaixo se pode ver a noticia da TVM no telejornal de ontem.
O mesmo vídeo pode ser encontrado no youtube, com a data de publicação de 28 de Janeiro de 2018 através do seguinte endereço
https://www.youtube.com/watch?v=mO3W5-009_M .
A seguir, veja a peça exibida pela TVM:
In http://ntatenda.com/tvm-exibe-falso-video-de-reivindicacao-dos-ataques-em-palma/
NOTA: Qual a intenção da TVM ao transmitir mais esta falsidade? Nada ali é feito ao acaso. Então porquê? E será que dará alguma explicação?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE