O INSTITUTO Nacional de Turismo (INATUR) precisa de pouco mais de 365 milhões de dólares norte-americanos para a viabilização do projecto turístico das ilhas Crusse e Jamali, em Matibane, no distrito de Mossuril, província de Nampula.
Trata-se de uma área de 1750 hectares, enquadrados na iniciativa designada Mozaico do Indigo que conta com uma comparticipação do INATUR e Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE).
O projecto prevê a construção de estâncias turísticas de classe mundial, incluindo hotéis de cinco estrelas, villas, chalets, casinos, campos de golfe, centro comercial, entre outras unidades.
De acordo com o director-geral do Mozaico do Indigo, Felizardo da Costa Arouca, as autoridades nacionais estão à procura de parceiros para investir na zona em referência.
Felizardo Arouca fez estas revelações durante uma apresentação do projecto, feita recentemente, no distrito de Marracuene, província de Maputo.
Na ocasião, disse que “o Estado determina os locais de interesse turístico e procura investidores para explorar, através de uma infra-estruturação das zonas para poder desenvolver”.
Esclareceu que as ilhas em referência desempenharão um papel importante no desenvolvimento da área e permitirão a abertura de rotas aéreas para Nacala, que por sua vez, depende da existência de destinos turísticos de qualidade, como as duas ilhas, que são promovidas pelo Instituto Nacional de Turismo.
Acrescentou ainda que os projectos em carteira incluem a exploração das potencialidades existentes na região norte do país, como a Reserva do Niassa, Ilha de Moçambique, ilhas Crusse e Jamali, lago Niassa, arquipélago das Quirimbas, cidades de Pemba, Nacala e Nampula.
As autoridades garantem que a estabilidade política e social, disponibilidade de mão-de-obra com facilidade de treinamento, espaços para a construção de grandes infra-estruturas como portos e caminhos-de-ferro, estradas e pontes, aeroportos bem como a disponibilidade de água, energia e telecomunicações são razões para se investir na zona.
Refira-se que as ilhas Crusse e Jamali, parte integrante das Zonas de Interesse Turístico (ZIT), localizam-se em Matibane a uma distância de 40 quilómetros da Ilha de Moçambique e a 150 quilómetros da cidade de Nampula.
NOTÍCIAS – 26.09.2018