O dólar continua a ficar mais caro em Moçambique e alcançou na última semana um novo máximo a 12 meses, ao ser transacionado a 62,85 meticais, segundo a empresa financeira internacional Euronet.
O máximo foi alcançado antes do fecho de transações de sexta-feira, sendo que o dólar norte-americano terminou o dia a valer 62,43 meticais.
O valor mais caro nos últimos 12 meses tinha sido registado na semana anterior, com 62,78 meticais.
A moeda norte-americana segue uma tendência de subida de preço que se verifica desde agosto de 2018, altura em que chegou a custar 57 meticais, de acordo com as tabelas de câmbio da Euronet.
No comunicado final da reunião de fevereiro do seu Comité de Política Monetária (CPMO), o Banco de Moçambique reconhece que "o metical regista uma ligeira depreciação", face ao dólar, mas considera que esse movimento está "em linha com a sazonalidade do período".
A divisa dos EUA é a moeda que serve de base de cálculo às taxas de câmbio de referência para as outras moedas em Moçambique.
No que respeita ao euro, o câmbio registou variações mínimas na última semana.
A moeda europeia foi comprada no país, durante a última semana, a uma média de 70,15 meticais e vendida a 71,53, uma subida de 34 centavos face à semana anterior, de acordo com as taxas diárias divulgadas pelo banco central e seguidas pela Lusa.
Recent Comments