O encontro devia ter decorrido entre 22 e 24 de Março, mas acabaria por ser adiado sem data devido à situação de emergência nacional após a destruição provocada pelo ciclone Idai no centro do país.
"A comissão política analisou o estado dos preparativos da III Sessão Ordinária do Comité Central a realizar-se de 03 a 05 de maio na Escola Central do Partido, na cidade da Matola, província de Maputo, e considera estarem criadas as condições para que o evento decorra com sucesso", lê-se no comunicado relativo à reunião de hoje da comissão política.
A reunião do Comité Central, que acontece uma vez por ano, será a última antes das eleições gerais de 15 de outubro, às quais o atual líder do partido e chefe de Estado, Filipe Nyusi, será candidato da Frelimo à Presidência da República, em busca de um segundo mandato.
A escolha foi tomada no 11.º Congresso do partido, realizado em 2017.
O Comité Central é o órgão máximo da Frelimo entre congressos e é composto pelo presidente do partido, mais 180 membros efetivos e 18 suplentes eleitos pelo congresso.
O ciclone Idai provocou 468 mortes (números provisórios) nas duas últimas semanas, em Moçambique, país onde afetou mais de 800.000 pessoas, submergindo parte da província de Sofala e destruindo parcialmente a cidade da Beira.
LUSA – 28.03.2019