Timor Leste, para quem não sabe é uma meia ilha encravada entre a Indonésia e a Austrália, que foi invadida em 1975 pela Indonésia e ganhou a sua independência em 2002.
O povo Moçambicano deu grande ajuda ao povo Timorense na luta da guerrilha contra os Indonésios, Bem Haja Moçambique.
Timor Leste tem 1,1 milhões de habitantes e reservas petrolíferas importantes que estão a ser exploradas, logo a seguir à independência, e com a ajuda da Noruega e Portugal, foi decidido criar o Fundo Petrolifero
www.mof.gov.tl
Atualmente esse fundo gere 18 biliões de Usd e está a crescer a uma média de 1 milhão de usd por dia, e os politicos para alterarem o Fundo tem que ter 75% de votos no parlamento e todos os anos o Fundo injecta no orçamento do governo cerca de 1 bilião de usd, suficiente para a população de Timor.
Em Timor Leste a corrupção é grande, mas no grande bolo a cobiça da corrupção não toca, tudo é transparente, quem quizer saber o que se passa no fundo, na Internet está tudo explicado, depois no orçamento do estado ai a corrupção já é outra história, mas os Timorenses estão a aprender com os seus próprios erros.
Em Moçambique faz todo o sentido criar um Fundo Soberano, não só para as receitas do gás, mas também as receitas dos rubies, da eletricidade, da graphite, do carvão, das pescas, do alumínio e das madeiras, que continuam a ser um tremendo mistério para 99,99% da população Moçambicana.
Ouvem falar que Moçambique é muito rico, que tem muito dinheiro, mas o dinheiro evapora-se todo nos corredores do poder em Maputo, magia completa de malabaristas sem escrupulos.
É uma tremenda vergonha, depois do ciclone Idai o governo andar-se a pavonear na Beira ocupando os poucos hoteis que sobraram e em vez de trazer algo para as populações, só apelava às empresas e aos países estrangeiros para ajudar Moçambique.
Para onde vão os impostos que as empresas pagam??
Enfim, Moçambique tem 2 caminhos a seguir para criar o seu Fundo Soberano, contratar a familia dos Santos, para criar um Fundo ''à maneira'' estilo fundo Angolano.
Ou aconselhar-se com Timor Leste, Noruega ou Arábia Saudita e criar algo que os filhos e netos de Moçambique um dia irão agradecer.
O Vovo Nyusi pensou em nós e criou algo de que nos podemos orgulhar em Moçambique.
(Recebido por email)