A Beira foi arrasada, pela ganância dos homens, isso é o que levou a Beira a ser arrasada.
A ganância dos homens é que está a levar à morte e ao sofrimento de tanta gente.
A chuva e o vento não matam ninguém, o que mata são as torrentes de lama e as cheias.
Culpar as alteracoes climáticas é o mesmo que culpar os crocodilos que agora estão a comer os corpos dos animais.
Os crocodilos estão a fazer um excelente trabalho ao comerem os corpos dos animais, estão a minimizar o risco de doenças e epidemias.
Bem haja crocodilos.
Na costa Moçambicana há milhões de anos que há ciclones e de certeza que já houve ciclones bem mais fortes que o Idai, as consequências não terão sido tão devastadoras.
A Desflorestação é uma das causas que levou a aumentar as consequências trágicas do Idai.
Provocada pelo corte de madeira para exportar para a China, produção de carvão para vender nas cidades e tecnica agricola de queima e derruba ''Slash and Burn''.
Um país que em breve se irá tornar o quarto maior produtor mundial de gás natural ver as familias a cozinhar com carvão nas varandas, a mim doi e deveria doer aos governantes deste país.
As famílias não conseguem comprar uma botija de gás devido ao preço.
A construção desenfreada na cidade da Beira, sem qualidade, a ocupação dos leitos de cheia das ribeiras com casas, a qualidade de construção da estrada nacional 6.
Tudo isso levou a criar as condições para se formar uma tempestade perfeita, chamada Idai.
Se a estrada nacional 6 caiu, deveu-se à má qualidade de construção do seu tapete, a corrupção, que levou a que tenha sido utilizada menos pedra, menos asfalto, a ganância de alguns que está a levar ao sofrimento de todos, só um exemplo.
Sra. Dona Graça Machel, Sr. Presidente Nyusi e homens grandes de Moçambique.
Em Lisboa houve um terramoto que destruiu a cidade, um homem que ficou para a historia, amado por muitos, odiado por outros tantos, chamava-se Marquês de Pombal.
Reconstruiu a cidade de Lisboa e a tornou bonita como a conhecemos hoje.
Eis aqui a oportunidade da Beira para reconstruir a sua cidade, arrasar a cidade de matope e macuti, rasgar novas avenidas, fazer uma nova cidade, esta sim a prova de ciclones e de cheias.
(Recebido por email)