A revista da National Geographic publica artigo importante sobre o Parque Nacional da Gorongosa intitulado “Um Novo Dia em Moçambique”
Quinta-feira, 18 de Abril de 2019
Moçambique, África – 49 milhões de leitores, das edições impressas e digitais da revista da National Geographic Magazine em 37 línguas, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a extraordinária história do Parque Nacional da Gorongosa, numa publicação de 12 páginas na icónica publicação.
O artigo “Um Novo Dia em Moçambique”, publicado na edição de Maio, disponível na edição em Português a partir de 30 de Abril, celebra a restauração bem sucedida do Parque e destaca os programas de desenvolvimento humano do Parque nas comunidades locais da Zona Tampão do PNG.
O autor, David Quammen, é considerado um dos melhores escritores sobre ciência e natureza do mundo. Para ilustrar seu artigo, a National Geographic incluiu 11 fotografias impressionantes do lendário fotógrafo, Charlie Hamilton James.
Quammen e James passaram várias semanas na Gorongosa em 2018 para esta missão e concentraram-se na abordagem integrada de conservação e desenvolvimento do Parque Nacional da Gorongosa e do Projecto da Gorongosa.
Quammen escreve: "Para elefantes, hipopótamos e leões prosperarem dentro de um limite do Parque, é preciso garantir que os humanos que vivem fora do limite também prosperem". Eles documentaram actividades como o "Clube das Raparigas" do Parque (criado para ajudar a manter meninas vulneráveis na escola) e o Projecto de Café da floresta tropical na Serra da Gorongosa, criado para reverter o desmatamento e melhorar a subsistência dos agricultores locais. (O café estará à venda este ano.) Quammen escreve: “A vida selvagem no Parque Nacional da Gorongosa, dizimada por anos de guerra civil, está a recuperar. O futuro dos animais depende de fornecer esperança às pessoas que moram nas proximidades.”
Quammen também destaca a nova geração de conservacionistas e cientistas moçambicanos que estão a ser formados e a forjar as suas carreiras na Gorongosa.
“Os cientistas e gestores do Parque são multinacionais, mas cada vez mais Moçambicanos estão a ocupar cargos de liderança (como a Dominique Gonçalves, uma jovem ecologista Moçambicana, “fellow” da National Geographic, que dirige o programa de ecologia de elefantes da Gorongosa). O local está a evoluir para a visão orientadora de “um parque de direitos humanos”, servindo a natureza e as pessoas, supervisionado por Moçambicanos, e compartilhado com o mundo. ”
O artigo também fala sobre a visão do ecossistema da “Grande Gorongosa”, ligando o Parque ao Oceano Índico: “… tudo isto protegido ou gerido de forma sustentável, englobando agricultores bem sucedidos e outras empresas locais - ligando a Serra da Gorongosa a oeste, o Parque no sul do Vale do Rift, grandes blocos de florestas no planalto de Cheringoma, a leste do Vale, e florestas e pântanos costeiros únicos no lado sul do Delta do Rio Zambeze.” Quammen cita Greg Carr, do Comité de Supervisão do Projecto da Gorongosa , que disse: "Difícil, mas factível ... Coloque tudo isto junto e temos algo de extraordinário".
A National Geographic também produziu um curta-metragem para complementar o artigo, que está disponível para visualização no artigo on-line. As pessoas que vêem o vídeo ou lêem o artigo e que desejem visitar a Gorongosa podem fazê-lo quando o turismo recomeçar a partir de 1 de Maio de 2019.
O artigo é o primeiro de uma série de artigos que documentam a iniciativa "Last Wild Places" da National Geographic Society. O Projecto da Gorongosa é um parceiro fundador do programa, uma iniciativa de uma década para proteger as maravilhas naturais que sustentam a vida na Terra.
Para mais informações gerais sobre “Last Wild Places”, por favor visite:
https://www.nationalgeographic.org/projects/last-wild-places/
Para o artigo da National Geographic sobre o Parque Nacional da Gorongosa, por favor visite:
https://www.nationalgeographic.com/magazine/2019/05/mozambique-gorongosa-national-parkwildlife-
rebound/
Sobre o Parque Nacional da Gorongosa e o Projecto da Gorongosa
O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) em Moçambique é talvez a maior história de restauração da vida selvagem em África. Em 2008, foi estabelecida uma Parceria Público-Privada de 20 anos para a gestão conjunta do PNG entre o Governo de Moçambique e a Fundação Carr (Projecto da Gorongosa), uma organização sem fins lucrativos dos EUA. Em 2018, o Governo de Moçambique aprovou a prorrogação por mais 25 anos da gestão conjunta. Adoptando um modelo de conservação do século XXI para equilibrar as necessidades da vida selvagem e das pessoas, a Gorongosa está a proteger e salvar esta bela região selvagem, devolvendo-a ao seu devido lugar como um dos maiores parques
nacionais da África.
Para mais informações:
Se desejar receber mais informações sobre este assunto, por favor ligue para Vasco Galante através de +258 822970010 (WhatsApp) ou envie email para
[email protected].
Para informações de carácter mais genérico, por favor visite:
http://www.gorongosa.org
Facebook: @gorongosa
Instagram: @gorongosapark
Twitter: @gorongosapark