O Ministro da Defesa Nacional, Atanásio M'tumuke, confirmou à "Carta", esta terça-feira (25 de Junho), à margem das celebrações do 44° aniversário da independência nacional, que os insurgentes atacaram o Posto Administrativo de Diaca, no distrito de Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado. O ataque ocorreu na madrugada da passada segunda-feira (24 de Junho), tendo resultado na morte de sete civis.
Sem avançar detalhes sobre o sucedido, M'tumuke preferiu centrar o seu discurso na reivindicação do grupo terrorista Estado Islâmico que, há dias, disse ter atacado uma posição das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, no distrito de Mocímboa da Praia.
Para o governante, a reivindicação do Estado Islâmico não passa de uma alegação apenas, pois, no seu entender, existem pessoas que querem desestabilizar o país, como foi durante a guerra dos 16 anos.
O governante reiterou ainda a necessidade de a população de Cabo Delgado denunciar os insurgentes que têm aterrorizado aquela província, desde 05 de Outubro de 2017. Garantiu também que as Forças de Defesa e Segurança vão continuar a defender a soberania nacional, no intuito de garantirem o desenvolvimento do país. (Omardine Omar)
CARTA – 27.06.2019
NOTA: Afinal onde anda a tropa? Um posto administrativo não é bem uma qualquer aldeia no meio da floresta. Que se passa Sr. Ministro?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE