O mundo está a mudar, os carros e os camiões estão a mudar para elétricos por ser mais económico e reduzirem o CO2 que contribui para o aquecimento mundial.
Moçambique é líder de uma tecnologia mundial com mais de 500 anos, que ainda hoje e utilizada.
Não falta madeira, não faltam pregos, não faltam marinheiros, nem Know How, a Costa Moçambicana está cheia de enseadas e locais para embarcar e desembarcar as mercadorias e os passageiros.
Um dos grandes estrangulamentos da economia Moçambicana são os custos de transporte que são altíssimos.
É preciso importar camiões cavalo, gasóleo, pneus, óleos, esses camiões destroem as estradas, dinheiro para importações, que tanta falta faz localmente.
Uma lancha à vela carrega 20 toneladas, metade de um camião cavalo, cria 5 ou 6 postos de trabalho, não gasta gasóleo, nem destrói as estradas, é muito mais barato operar que um camião cavalo, são competitivas e muito mais económicas.
Essa gente que opera as lanchas, não pede muito, só pede que os deixem trabalhar, que lhes deem cargas para transportar, que as autoridades não as sufoquem com os refrescos habituais.
Ao aumentar as mercadorias transportadas pelas lanchas à vela estamos a reduzir os custos de transporte, a reduzir os custos das mercadorias compradas pelas comunidades, ajudando a reduzir o custo de vida, criando postos de trabalho e reduzindo as importações.
(Recebido por email)