Incertezas na autarquia de Alto Molocué
• Mas tudo dependerá dos 20 membros da Assembleia Municipal
Por estes dias, sobretudo depois da violência física que André Txetxema foi sujeito na última quinta-feira, na Zambézia e no país em geral, só se fala do Concelho Autárquico de Alto Molocué, onde esta quarta-feira (hoje), a Assembleia Municipal local, realiza a sua 3ª Sessão ordinária e o Diário da Zambézia estará em permanente actualização nas suas plataformas sociais.
Em EXCLUSIVO ao Diário daZambézia, o Presidente da Assembleia Autárquica de Alto Molocué, Francisco Cinquenta, disse que tudo está aposto para que esta sessão decorra num ambiente de calma e que os membros possam participar. De acordo com Cinquenta, a sessão desta quarta-feira tem vários pontos de agenda, dentre eles, a tomada de posse de um membro pela bancada da Frelimo, leitura de actas passadas, etc, mas no meio disto, há certamente aquele que é tido como o ponto fulcral da sessão. A aprovação do Plano de Actividades e Orçamento Rectificativo do Concelho Autárquico de Alto Molocué, sob gestão de Miguel Muanvuca da Frelimo, está tremida e o Concelho Autárquico pode ser devolvido, caso este documento seja reprovado pela segunda vez, sabido que na 2ª Sessão, o mesmo documento foi chumbado com 11 votos, sendo 10 da Renamo e 1 do MDM, contra 10 da Frelimo.
Muananvuca pode dizer adeus e haver lugar para novas eleições naquele município.
Mas para isso acontecer, caberá aos 10 da Renamo e em casos de não participação de ninguém do MDM, então o processo será mesmo interessante. De acordo ainda com a fonte, só com aprovação destes instrumentos é que a autarquia poderá funcionar em pleno. Questionado se em casos de reprovação haverão implicações legais, o Presidente daquele órgão disse não ser importante para já, assegurando que os membros do órgão que dirige estão cientes das suas responsabilidades.
Substituição de Txetxema carece de laudo médico
Uma das grandes preocupações de momento é saber se o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), com o único membro poderá estar presente nesta 3a Sessão para junto dos seus colegas das bancadas da Frelimo com 10 e Renamo com igual número, possam debater um documento tão vital como Plano e Orçamento Rectificativo.
Sobre este assunto é sabido que André Txetxema, encontra-se enfermo e acamado no Hospital Central de Nampula depois das agressões que sofreu, Francisco Cinquenta, foi perentório dizendo que a mesa decidiu que a substituição de Txetxema por um outro membro (suplente), está refém de um laudo médico.
“Foi assim que a mesa decidiu, aliás é de Lei“ - explicou Cinquenta, Presidente da Assembleia para quem lamentou a forma como seu colega foi agredido e pediu para que o mais rápido possível, este caso seja esclarecido para o bem dos munícipes de Alto Molocué.
Refira-se que o Concelho Autárquico de Alto Molocué foi aquele cujas eleições foram bastante conturbadas, onde os primeiros resultados davam vitória a Renamo, mas depois tudo ficou modificado dando vantagens a Frelimo e houve até situações de distúrbios.
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 10.07.2019