Este livro é um conjunto de textos destinados sobretudo aos que se interessam por um período da existência dramática de Portugal e que estão habituados a pôr a verdade e a razão acima de deturpações e falsidades.
O autor pretende fornecer elementos necessários à apreciação de quantos os que quiserem acompanhar, mais informados, a tragédia que se abateu sobre o nosso País e quem são os responsáveis e as consequências resultantes de um processo político gizado e cometido à revelia do Povo. Destina-se a avivar a memória dos leitores e a levá-los a reflectir quanto à gravidade de actos indignos cometidos por gente perversa que, com seus propósitos intoleráveis, comprometeu o futuro de Portugal.
Adulcino Silva é natural de Angola e jornalista profissional. Tem o seu nome ligado a prestigiados jornais de Língua portuguesa. Radicado em Portugal, foi redactor, chefe de redacção e director de várias publicações periódicas. Homem de uma só cara, jornalista de rara verticalidade e de espírito combativo, Adulcino Silva é nome que muito honra o jornalismo português.