A Dra. Ruth Garcês nasceu na cidade de Lourenço Marques. Graduou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1956. Foi uma advogada e magistrada que exerceu a sua actividade em Moçambique por duas décadas. Foi a primeira juíza e juíza desembargadora de Portugal. Também fundou a Associação Portuguesa das Mulheres Juízes.
Entre 1963 e 1964 ela deu aulas de Português nas Escolas Comercial Azevedo e Silva e na Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque e leccionou as disciplinas de História e de Organização Polícia no Liceu Salazar, hoje Escola Secundária Josina Machel.
Depois da independência de Moçambique, radicou-se definitivamente em Portugal e, em 1977, começou a trabalhar na magistratura, como juíza. Em 1993, foi promovida a juíza desembargadora do Tribunal da Relação de Lisboa. O ingresso das mulheres na magistratura em Portugal só foi permitido apenas em 1974, em virtude da Revolução dos Cravos.
Em 2005, Ruth Garcês reformou-se da magistratura por ter chegado à idade limite de setenta anos. Naquele ano, publicou o livro “Eu Juiz Me Confesso”. Ela foi agraciada com a “Ordem da Liberdade”, concedida pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio.
Ruth Garcez, irmã mais velha do médico José Carlos Garcez, actualmente a exercer a sua actividade profissional na África do Sul, nasceu no dia 4 de Agosto de 1934. Hoje completaria os seus 85 anos de idade.