Por Fátima Mimbire
Meio que, me sentindo estranha, surge me o seguinte:
Como é que nos sentimos, como povo moçambicano, depois destas eleições? Ontem a CNE anunciou os resultados e depois virá o Conselho (in)Constitucional validar e proclamar. Que resultados estranhos! Qual é a sua racional?
Honestamente sinto-me violentada grosseiramente. Tipo os 10 da Alice invadiram-me! Não pela vitória em si. Não tenho e nunca tive ilusões que o candidato da Frelimo ganharia, que a Frelimo teria maioria na AR. Eu nem na ficção acredito que é possível ganhar da forma que ganharam, é demais para a minha inteligência.
O meu problema é como eles ganharam e onde eles ganharam. É inacreditável que a Frelimo tenha conseguido mais 40 assentos na AR, depois de tudo. É inacreditável que tenha vencido as 10 províncias, depois de tudo. Eu esperava maior equilíbrio e maior partilha de poder a bem da democracia e da justiça social. Pelo contrário, agora concentram tudo e de forma muito... na verdade de forma absoluta.
Mas, se a maioria está feliz e confortável com estes resultados, só posso guardar a minha tristeza profunda, pela perda desgraçada da democracia, no meu país, por via destas eleições, e continuar a sonhar, no meu silêncio, com o meu Moçambique de justiça social.
Este é o meu sonho e ele é possível, e um dia tornar-se-á real, mesmo que tenhamos de mudar o povo que aceita tudo sem questionar.