O VETERANO e poeta de combate Sérgio Vieira será homenageado na quinta-feira, na biblioteca da Universidade Pedagógica de Maputo. A iniciativa é da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), de que é membro fundador e a da Universidade Pedagógica de Maputo.
“Este reconhecimento alicerça-se na participação do poeta no acto constitutivo e desenvolvimento editorial da agremiação, facto que o confere mérito na construção da História da Literatura Moçambicana”, lê-se no comunicado de imprensa que chegou ao “Notícias”.O contributo de Sérgio Vieira, refere o documento, passa pela poesia, a fundação da AEMO, que resultou em notável contributo na revelação de novos cultores de palavra ao longo de diferentes gerações.
Em Maio, no mesmo contexto, foi homenageado Marcelino dos Santos (Kalungano), intitulado “Marcelino: o Menino que apenas desejou ser filho da sua pátria”, no âmbito das celebrações das festividades do seu 90.º aniversário. Membro fundador da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Sérgio Vieira é licenciado em Ciências Políticas.
Desde jovem se tornou activista político. Durante os estudos universitários, em Lisboa, Portugal, esteve estreitamente associado às actividades culturais da Casa dos Estudantes do Império (CEI). Depois se exilou em Dar-es-Salaam (Tanzania) onde se juntou ao movimento de guerrilha da Frente de Libertação de Moçambique, tendo dirigido o Departamento de Educação e Cultura, durante a luta de libertação nacional.
Após a independência nacional, Sérgio Vieira exerceu os cargos de ministro da Administração Interna, Ministro da Agricultura, vice-ministro da Defesa, governador da província do Niassa, governador do Banco de Moçambique e deputado da Assembleia da República.
Dirigiu ainda o Gabinete do Plano de Desenvolvimento do Vale do Zambeze. Quanto à sua actividade literária, colaborou em alguns jornais e revistas, como o Jornal de Angola e a Mensagem (CEI), publicou “Também Memória do Povo” (1983) e está incluído em várias antologias de poesia, tal como “Poetas Moçambicanos” (1962), “Breve Antologia da Poesia de Moçambique” (1967), “Poesia de Combate” (1977), “No Ritmo dos Tantãs” (1991). Em 2010 publicou o livro “Participei por isso testemunho”.
NOTÍCIAS – 17.12.2019