Sete distritos estão completamente isolados do resto da província de Cabo Delgado, e outros dois parcialmente, em consequência do desabamento da ponte na Estrada Número 380.
Trata-se da ponte sobre o rio Montepuez, que foi destruída pela fúria das chuvas torrenciais, que tem estado a cair desde última quinta-feira. A delegação da Administração Nacional de Estradas já avançou para o terreno, mas ainda não revelou detalhes.
Construída na época colonial, a ponte que nunca beneficiou obras de reabilitação de vulto, fazia a ligação com os distritos de Meluco, Macomia, Muidumbe, Mueda, Nangade, Palma e Mocímboa da Praia, e servia como alternativa para os distritos de Quissanga e Ibo, que também ficaram parcialmente isolados.
A zona norte de Cabo Delgado tem registado isolamento devido a quedas de pontes em quase todas épocas chuvosas. A última interrupção da EN380, ocorreu em Abril deste ano, durante a passagem do ciclone Kenneth, que provocou a destruição da ponte sobre o rio Muagamula.
As chuvas continuam a cair e além de mais cortes nas vias de acesso. A zona norte de Cabo Delgado corre o risco de ficar sem energia eléctrica.
INGC diz que não há registo de óbitos e que os quatro feridos já receberam assistência
A informação sobre o desabamento da ponte é confirmada pela delegada do INGC em Cabo Delgado, que avança que ainda não há registo de mortes, mas houve quatro feridos que receberam assistência. Neste momento existem 14 centros de acomodação preparados para receber os desalojados.
O PAÍS – 28.12.2019
NOTA: Mais uma prova do abandono a que a FRELIMO votou Cabo Delgado. E tantas foram as promessas feitas durante a guerra de libertação! O povo não esquece, embora às vezes só se lembre em situação já de desespero.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE