Caro Presidente Nyusi,
Já faz 44 anos que os CFM se apropriaram de património que é de 28 milhões de Moçambicanos, património que deveria gerar rendas para melhorar o país e esse património gera rendas de corrupção que são apropriadas por uma seita de eleitos com ligações ao partido Frelimo.
Durante 44 anos, ficou claro que o CFM não tem capacidade para gerir Portos, basta olhar para o Porto de Quelimane e o Porto de Pemba, tarifas caríssimas, Portos não competitivos com uma chisma de abutres a comerem o pouco que conseguem arrebanhar e roubar.
O Porto de Nacala, vai reverter agora para o CFM e é um Porto importante demais para a economia de Moçambique e da África onde se insere, os Portos do Norte e a CDN nada fizeram pelo Porto, é um antro de corrupção e rentista para alguns personagens conhecidos.
Só como exemplo, as gruas de cais para descarregar contentores continuam a não existir, os contentores em 2020 continuam a ser descarregados com as gruas dos navios como no século passado.
Só com a instalação de gruas no cais o Porto poderia movimentar 3 vezes mais contentores, reduzindo os custos de movimentação, voltando o Porto a ser competitivo.
Felizmente está a ser efectuado um investimento, no Porto de Nacala, de 280 milhões de usd, controlado pelos Japoneses e construído pela Somague e Teixeira Duarte, assim teremos certeza de que as obras irão terminar e que o investimento vai ser concretizado.
Sr. Presidente, está na hora de efectuar um concurso International para concessionar o Porto de Nacala, a uma entidade internacional que saiba efectivamente gerir Portos, como o Dubai Ports ou PSA Port Singapure Authority, assim o Porto passará a ser bem gerido e o Governo poderá receber rendas para investir na educação ou nos hospitais.
Pergunte ao seu colega Marcelo Rebelo de Sousa, que o virá visitar em breve, como era o Porto de Sines antes e depois da PSA ficar com a concessão??
Hoje Sines movimenta 50 % dos contentores de Portugal e passou a ser um Hub de distribuição de contentores para a Europa, aquilo que Nacala poderia ser para África devido às condições Naturais que apresenta.
(Recebido por email)