PREFÁCIO
Este documento foi comissionado pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DfID) com o objectivo de ajudar a desenvolver, em todo o governo britânico, uma melhor compreensão dos desafios à paz e à segurança em Moçambique. O documento foi concebido principalmente para contribuir para o desenvolvimento da política do governo britânico (e correspondente estratégia de influência) em relação a Moçambique, bem como para aprofundar a consciência dos riscos potenciais inerentes às abordagens adoptadas pelo governo britânico para a prestação de assistência no sector de
desenvolvimento. Embora o documento se baseie, em grande parte, na Análise Estratégica de Conflitos de 2006 – e embora muitas das suas conclusões sejam semelhantes – a verdade é que tem um âmbito muito mais extenso. O documento contém uma análise de vários aspectos do conflito embora conste, de uma maneira geral, de uma análise de riscos políticos focalizando um ambiente político e económico variável.
Como tal, cobre assuntos de interesse para a comunidade governamental britânica em geral, propondo ainda sinergias entre esta e o programa de desenvolvimento. O documento cobre apenas as principais questões estratégicas e proporciona um ponto de partida para discussões intra-governamentais sobre linhas de acção que sejam tanto possíveis como apropriadas.
Esta investigação teve início em Fevereiro de 2010, com um período de revisão da literatura. A seguir, em Março do mesmo ano, os autores visitaram Moçambique, onde entrevistaram doadores, funcionários do governo, membros de partidos políticos e de organizações da sociedade civil, académicos e outros interessados, à procura não de dados mas sim de impressões e perspectivas. As suas conclusões preliminares foram apresentadas em Maputo, em Maio de 2010. As investigações foram lideradas por Jeremy Astill-Brown e Markus Weimer, com a ajuda de Carolina Hunguana e Alex Vines.
Leia aqui
Download Seguranca_maritima_e_desafios_para_Mocambique(2010)