As novas encomendas das empresas moçambicanas subiram durante o mês de Janeiro, mas "à taxa mais fraca dos últimos 20 meses", segundo o índice PMI do banco Standard.
"O crescimento de novas encomendas diminuiu, levando a aumentos mais fracos na produção e no emprego, bem como a uma queda relativamente forte na compra de meios de produção", descreve o banco, acerca do cenário económico com que o sector privado começou o ano.
A aquisição de meios de produção sofreu "a maior quebra dos últimos três anos" ao mesmo tempo que a confiança das empresas enfraqueceu "acentuadamente": os inquiridos pelo banco referiram que "o total de novos negócios aumentou apenas marginalmente desde o fim de 2019".
Do lado do emprego, "apesar de as empresas terem realizado novas contratações, a taxa de criação de empregos diminuiu para um ritmo modesto".
Segundo o Standard Bank, trata-se do ritmo "mais fraco desde Outubro".
"No entanto, as empresas conseguiram reduzir as encomendas em atraso e a um ritmo mais acelerado", acrescenta.
Como resultado, o índice PMI (Purchasing Managers' Índex) de Janeiro fixou-se em 50,4 pontos, ainda em terreno positivo, mas ligeiramente abaixo dos 50,8 de Dezembro.
O índice é feito com base num inquérito aos directores de compras de um painel de cerca de 400 empresas do setor privado moçambicano.
Valores acima de 50,0 apontam para uma melhoria nas condições para as empresas no mês anterior, enquanto os registos abaixo de 50,0 mostram uma deterioração.
LUSA – 08.02.2020