A menor disponibilidade de divisas no mercado tem estado a desvalorizar moeda moçambicana que desde a semana passada está a ser transaccionado acima dos 65 meticais por cada dólar norte-americano.
Desde o início de 2020 que o metical tem estado a perder força e nem mesmo a investidura de Filipe Nyusi e a nomeação do seu Governo parece travar a depreciação que na sexta-feira (14) ultrapassou os 65 por dólar norte-americano, no câmbio oficial do Banco de Moçambique.
Desde Abril de 2019 que a moeda nacional desvalorizava tanto, embora em Novembro tenha sido cotado acima dos 64 por dólar. Economistas consultados pelo @Verdade indicam que não há motivos de alarme pois está a reflectir o comportamento do mercado cambial que passou a ser flexível e devido a menor disponibilidade de divisas no mercado o câmbio aumenta.
Há pouco mais de 1 ano o Banco de Moçambique flexibilizou o mercado cambial e está a impor várias medidas para diminuir a dolarização da economia como por exemplo condicionando a abertura de conta bancária em divisas nos bancos comerciais, que para residentes no país ou no estrangeiros, à sua autorização.
@VERDADE - 19.02.2020