Aqui forneço o texto da transcrição da palavras do Soldado das FDS que nos relata sobre a grande derrota das forças da Frelimo em Mocimboa da Praia. Ouçamos as palavras que nos fornece a jeremiada ou o choro dum soldado derrotado. O soldado não diz o seu nome antes de mostrar o terrível estrago do aeroporto enquanto andando com a sua arma na mão.
“Os insurgentes vieram com tudo para acabar com a nossa bela vila da Mocimboa da Praia. Mas, eh pa, trabalhamos no sentido de controlar tudo tudo mesmo. Eh pa, os homens mesmo vieram com tudo mesmo. Vieram com tudo.
“Eh pa, gracas a Deus, estamos vivos. Huu (algumas palavras indistintas) Cabo Delgado , vulgo Mocimboa da Praia. Olham o que eles fizeram. Nos tentámos. Tentámos intervir.
“ESTAMOS aqui no aeroporto, aqui no aeroporto da Mocimboa da Praia. Nós tentamos defender. ELES USARAM MESMO ARMAS PESADAS AQUI NO AEROPORTO. NÓS NÃO TINHAMOS COMO... ELES USARAM MESMO ARMAS PESADA AQUI NO AEROPORTO. DENTRO DO AEROPORTO.
“COMO vocês veem, olham, só queimaram. Estamos aqui no aeroporto aqui. A pista do aeroporto. Este mahindra, mahindra, queimaram mesmo também. A mahindra do aeroporto, do aeroporto de Moçambique. Queimaram tudo. Olha só queimaram mesmo. (O soldado pontapea no mahindra queimado). Queimaram mesmo.
“Não temos... nos tentamos defender, mas , eh pa, não conseguimos. Este aqui é o carro do aeropoto (queimado).
“Como vocês podem ver. E que...
“Allah Akbar (o soldado terminou com estas palavras do Arabe para dizer Deus é Grande que são palavras do al Alcorão que os fundamentalistas gritam para reafirmar a sua fé).
Transcricao de Francisco Moisés