Os técnicos da Administração Nacional de Estrada (ANE), afectos a báscula instalada recentemente na zona de travessia da ponte sobre o rio Lúrio, que limita Nampula e Cabo Delgado, são acusados pelos transportadores de carga diversa de cálculo arbitrário de peso que transportam.
Falando durante um encontro havido entre os transportadores com técnicos do sector de Transportes e Comunicações, Indústria e Comércio, Policia da República de Moçambique e ANE, o presidente da Associação dos Transportadores de Nampula (ASTRA), Luís Vasconcelos, repisou que a báscula não reporta o peso real da carga transportada.
“Um colega nosso transportava 8 toneladas de carga de água mineral, mas a báscula determinou que o peso era de 18 toneladas, o que deixou o condutor perplexo e confuso”- disse Vasconcelos.
Segundo o presidente da ASTRA, os transportadores sentem-se preocupados e apelam a quem de direito para rever a situação.
A ANE, através dos técnicos presentes na reunião, prometeu levar a preocupação aos seus superiores hierárquicos.
O Governo determinou a limitação da carga que passa pela ponte sobre rio Lúrio, devido a idade da infra-estrutura, que já mostra sinais de degradação.
WAMPHULA FAX – 26.03.2020
NOTA: É mais uma ponte que, mais dia menos dia, irá ruir por falta de assistência. Triste.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE