162 000 afectados
40 000 deslocados
Segundo as autoridades Moçambicanas, há 162 000 afectados da violência em Cabo Delgado e 40 000 deslocados. Como foram calculados esses números??
Porque razão as autoridades Moçambicanas, não deixam uma autoridade independente verificar esses números e efectuar um levantamento??
A Cruz Vermelha está no terreno poderá efectuar esse trabalho.
Só perante um levantamento sério se conseguirá montar uma estratégia para ajudar as pessoas vítimas da violência dos Al Shabab.
Pouco ou nada está a ser feito para ajudar os 40 000 deslocados, mais grave que isso as autoridades estão a bloquear as ajudas, como aconteceu o ano passado com o ciclone Kenneth.
As poucas Organizações que ainda não saíram de Cabo Delgado, estão a ser pressionadas a passar toda a ajuda através do INGC, quando é sabido que o INGC é um meandro de corrupção e que essas ajudas só irão para quem tenha o cartão do partidão.
Já dois anos e meio, de violência as pessoas estão deslocadas, 40 000 segundo os números do governo que ninguém sabe como foram calculados, a maioria estarão em Pemba e nas ilhas Quirimbas mas ainda não foi montado nenhum campo de deslocados e mais grave o Governo não permite que isso aconteça.
As pessoas deslocadas, mulheres e crianças estão amontoadas em Paquitequete e outros bairros de Pemba em situação infra humana, pior a serem chambocadas pela FDS e acusadas de serem insurgentes.
(Recebido por email)