PARABENS POR TER CRESCIDO
Parabéns, MOÇAMBIQUE PARA TODOS por ter atingido 16 anos de existência, duma enorme e gloriosa vida. Nunca é fácil tentar ser diferente. Qualquer pessoa que tenta fazê-lo num mundo do totalitarismo com uma carapuça comunista-fascista sofre como resultado da reacção da Frelimo.
Muitos dentro e fora do país que tentarem ser vozes da verdade pagaram caro por sua ousadia. Os que estavam fora do país eram vítimas de esquerdistas que não a nenhuns outros pontos de vista sobre o Moçambique da Frelimo fossem propalados, excepto aqueles que os seus amigos da Frelimo em Maputo queriam que eles espalhassem.
Conheço moçambicanos, alguns dos quais tinham estado na Frelimo e tinham fugido dela, para quem era tabu falar negativamente da Frelimo e propagandeavam pontos de vista da Frelimo contra a Renamo.
Para os que estavam em Moçambique, a alguns metros dos chefes da tirania, ai deles visto que a Frelimo os apanhava e fuzilava como é de costume fazer na Frelimo. Os chefes da tirania raptavam pessoas tal como o padre Mateus Gwenjere que a Frelimo raptou do Quênia e depois matou. E Marcelino dos Santos, agora ele também defunto e no inferno depois de sofrer duma doença degenerativa que o impossibilitava de falar e andar, glorificou o crime contra a humanidade. Sérgio Vieira, agora moribundo, vangloriou-se das mortes matadas pela Frelimo de grandes filhos e filhas de Moçambique.
Mas a grandeza do MOÇAMBIQUE PARA TODOS deve-se ao facto de se ter aberto a todos, para os frelimistas tais como o Sérgio Vieira que usava nomes diferentes para esconder a sua identidade e outros do lado oposto histórico da Frelimo tais como o Dr Antonio Disse Zengazenga, o malogrado Zeca Caliate, o malogrado Jaime Khamba e eu mesmo. Não nos esquecemos da contribuição assídua do JJ Laboret, o nosso colega do Brasil; do umBhalane, o nosso amigo oriundo das bandas de Luabo, e muitos e tantos outros comentadores.
No começo, o número de visitantes ao blog era em centenas, depois em milhares, e depois ainda em dezenas de milhares e agora em milhões visto que moçambicanos e outros leitores vieram a descobrir que o blog era uma fonte de factos que a Frelimo não revelava e não queria que fossem conhecidos, preferindo disseminar as suas estorietas deturpadas.
Mais uma vez: parabéns por ter crescido.
Abraços,
Francisco Nota Moisés
NOTA: Resta-me retribuir o abraço e desejar saúde.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE