Por Francisco Nota Moisés
‘Com a incursão, continuam os autores, “ficou provado que o grupo que atua em Cabo Delgado está mais bem equipado que as forças de defesa e segurança no local” e que “a confiança na superioridade militar contrasta com a falta de moral das forças moçambicanas por não terem a capacidade em meios necessários.”’
Incrível, mas vejamos o que os aliados da Frelimo da chamada Universidade Joaquim Chissano dizem. Agora já dizem que os rebeldes do Norte estão melhor equipados do que as chamadas forças da Defesa e Segurança da Frelimo. Esquecem-se estes senhores que a Frelimo diz que os rebeldes se armam de catanas e objectos contundentes?
De objectos primitivos a superioridade de armas do que os soldados da Frelimo, com e que esta transformação se operou e donde e que o rebeldes obtém o seu material bélico superior ao da Frelimo?
Estou em crer que os rebeldes nao tem melhores armas do que o exército da Frelimo. Isto e uma pura fantasia dos frelimistas para tentarem explicar porque e que estão vencidos no Norte. Ninguém me convence que os rebeldes recebem armas de fora como a Frelimo e que eles tem melhores armas.
As armas que tais “catanadores” segundo a Frelimo tem e usam são capturadas ao exército derrotado da Frelimo que, como se aparenta, e inoperacional e não e treinado ou e composto de homens barrigudos visto que não são formados fisicamente.
O artigo donde extrai a passagem acima colocada diz que a ocupação rebelde a Mocímboa da Praia que humilhou a Frelimo foi uma surpresa para os militares da Frelimo. Não foi uma surpresa. Nos o sabemos. Isto só pode enganar os menos informados. Os soldados da Frelimo tinham recebido uma informação dos rebeldes que eles estariam em Mocímboa da Praia no dia seguinte para eles a matabicharem com a população..
Apavorados dum grande medo que os fez estremecer como caniços na água sob uma forte corrente, a maior parte deles fugiu, deixando as suas armas para os rebeldes as recolherem para aumentarem a sua capacidade bélica. Aqueles que ficaram nem trocaram tiros com os rebeldes se quer. Deixaram-se serem mortos do que combater para a Frelimo.
Mas quais são as razões por detrás da derrota dos militares da Frelimo perante o Blitzkrieg ou seja a guerra relâmpago dos rebeldes em Cabo Delgado?
Torna-se muito claro agora que a derrota da Frelimo e devido a inoperancia dos barrigudos que não querem morrer por uma causa que não é deles.
MAS CERTAS FONTES AGORA NOS REVELAM AQUILO QUE A FRELIMO NUNCA QUER ADMITIR
Mesmo CARTA, UM PANFLETO FRELIMISTA, E UMA OUTRA FONTE EM INGLÊS, NUM ARTIGO COM O TITULO DE “A little diry war in Mozambique (uma guerrinha suja em Moçambique) diz que os rebeldes em Cabo Delgado gozam do apoio da população que não gosta da Frelimo visto que os macondes (não diz muanis) consideram os soldados da Frelimo vindos do sul como uns outros tantos colonialistas que estão nas suas zonas para defenderem os interesses daqueles que mandam em Maputo.
As mentiras dos frelimistas não tem limites. Disseram recentemente que algures em Cabo Delgado, uns antigos combatentes serviram-se da magia negra para escorraçarem alguns atacantes rebeldes. Será que estes mentirosos se esquecem de que os rebeldes são da mesma população como os rebeldes que acreditam nas mesmas crenças da Frelimo como seus soldados sendo antibalas e outras fantasias que os frelimistas acreditavam durante a guerra com os portugueses, com a Renamo, e agora com os actuais rebeldes.
Os rebeldes ganham visto que tem uma moral alta e combatem um regime que eles detestam.