República do Malawi
O Presidente eleito do Malawi, Lazarus Chakwera, tomou posse, em Lilongwe, como Chefe de Estado, neste domingo, 28, um dia depois da proclamação da sua vitória, com 58,57%, na eleição organizada depois da reeleição, em 2019, do presidente cessante, Peter Mutharika, no poder desde 2014.
O vice-presidente Saulos Chilima, que rompeu com Mutharika, aliou-se ao antigo chefe da oposição, e tomou posse como vice-presidente.
O Malawi é o segundo país da África subsaariana a ter anulado uma eleição presidencial, depois do Kenya, em 2017. Mais de quatro milhões de eleitores foram às urnas terça-feira, 23, pela segunda vez num ano, depois da anulação da reeleição de Peter Mutarika, em Maio de 2019, por causa das fraudes massivas.
Peter Mutharika ainda não se pronunciou desde a proclamação dos resultados, embora o seu partido, o DPP ter exigido a sua anulação, alegadamente por haver fraudes, afirmação rejeitada pelo presidente da Comissão eleitoral, Chifundo Kachale.
No pleito de Maio de 2019, a Comissão eleitoral proclamou Peter Mutharika como vencedor, com 38,57% contra 35,41% de Lazarus Chakwera. Em Fevereiro de 2020, o Tribunal constitucional deu razão à oposição que contestou os resultados, ordenando outra eleição.
MEDIA FAX – 29.06.2020