Por Francisco Nota Moisés
OUTRA VEZ MOCÍMBOA
Nuno Rogeiro
27jun2020 09h 45m
OUTRA VEZ MOCIMBOA
"Depois de cerca de um mês sem grandes ataques, o Daesh EIPAC executou um assalto às posições policiais de Mocímboa da Praia, desde as 5 da manhã de hoje, hora de Moçambique.
Combates até agora. Uso de morteiros de 60mm e canhões sem recuo SPG-9 pelo Daesh."
A MINHA OPINIÃO:
Não entendo, talvez outras pessoas entendam, porque é que o tal Nuno Rogeiro agora passou a ser o Alto Comando das tropas da Frelimo que passa a emitir comunicados de guerra a partir de Portugal? Que autoridade e cargo ele tem no alto comando das forças armadas frelimistas?
O engraçado também é que ele emite o seu comunicado sem citar fontes militares ou mesmo boatos civis e não diz se os tais helicópteros que intervieram contra os corajosos patriotas são dos mercenários ou da Frelimo.
As notícias que ele emite entram em contradição com o que o jornal Carta disse alguns dias atrás que as forças da Frelimo acabavam de atacar e destruir a base Siria, citando boatos e ideias fantásticas dos frelimistas. E ele agora diz que os atacantes são indivíduos que escaparam do ataque à base Síria que ele tinha anunciado ter sido destruída alguns meses atras. Ele agora rechama a base Siria depois de se ter corrigido e dito que não era Síria mas sim Siri que è uma palavra do swahili para dizer "segredo, secreto." A palavra siri tem a sua origem nas palavras do árabe "al siri," que quer dizer "feitiçaria."
Nuno Rogeiro agora fala dos rebeldes que utilizam morteiros e canhões sem recuo. Donde e que os rebeldes obtiveram tais armas -- da Síria ou de Portugal e como foram transportadas para a zona da Mocímboa da Praia? E ele não diz porque os rebeldes já não utilizam catanas e outros objectos contundentes de que a Frelimo falava?
Deixando de lado e ignorando este comunicado Nuno rogeirista, é possível que ele ouviu alguma coisa e a verdade pode ser outra. Parece-me que os patriotas rebeldes estão de regresso e reocupam Mocímboa da Praia pela terceira vez depois da sua primeira grande ocupação e felicito-lhes pela sua galhardia e demonstração de força contra as forças inimigas, que eles os rebeldes apelidam de Porcos. O comunicado do Nuno Rogeiro diz que a estrada entre Palma e Mocímboa da Praia que ele abreviou está cortada. Grande sucesso dos patriotas. O regime da Frelimo está lixado.
Por outro lado, no teatro operacional da guerra do centro, as forças do General Mariano Nhongo parecem estar a infligir baixas ao adversário frelimista que agora se lamenta e fala da "AGRESSÃO DA JUNTA MILITAR DA RENAM0." Agressão da Junta militar: como é que é isto? Foi Nyusi que deu ordens aos seus homens armados para procurarem Nhongo. E Nhongo, por sua vez, disse que se Nyusi aparecesse atrás dele levaria o chumbo. Será que Nyusi não sabia que Nhongo e os seus colegas estavam armados e eram guerreiros experimentados, mais experimentados que os seus oficiais barrigudos e soldados não treinados que parecem sofrer de fome?