A entrega da primeira escola secundária povoado de Mongessa, no distrito de Molumbo, província da Zambézia, que estava previsto para o presente ano, acaba de ser cancelada, com o novo horizonte temporal a indicar próximo ano.
O adiamento, tal como fez saber esta quinta-feira, Amâncio Nguluve, coordenador de projectos no Projecto Vila Sustentável de Molumbo (PVSM), deve- -se aos condicionalismos impostos pela pandemia da Covid-19, que obrigaram o condicionamento e o atraso das obras.
Avaliado em 1.5 milhão de dólares norte-americanos, espera-se que na fase de funcionamento, este estabelecimento de ensino venha a beneficiar a cerca de 2.500 alunos.
As obras de construção de raiz da escola e o respectivo apetrechamento estão sendo levadas a cabo com o co-financiamento do Banco Islâmico de Desenvolvimento, Fundo de Solidariedade para o Desenvolvimento e Governo Moçambicano.
Trata-se da primeira escola secundária construída de raiz após a independência.
A infra-estrutura poderá beneficiar os 20 povoados abrangidos pelo projecto. (Eduardo Conzo)
MEDIA FAX – 31.07.2020
NOTA: “Trata-se da primeira escola secundária construída de raiz após a independência.” 45 anos após a independência é “obra”!
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE