Por ten-croronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje no país fala-se muito da educação a todo momento. Na comunicação social, em propagandas, de modo que, educação está na boca do povo. Mas, afinal o que é educação? Aquele conhecimento, que as crianças aprendem na escola, isso é educação? Não! A educação é muito mais do que o conhecimento escolar.
A educação é formada por valores, valores estes que devem ser ensinados em casa, por pais dedicados e preocupados com a formação do carácter dos seus filhos. Porque, ser educado, ser bem-educado é ter um bom carácter é ser um bom carácter. E as nossas crianças, e os nossos adolescentes hoje têm um bom carácter? Qual é a conclusão, que nós podemos chegar quando vemos o comportamento da nossa juventude hoje.
Nossa juventude tem um bom carácter? Parece que não! Porque, os nossos jovens estão muito violentos, desobedientes, indisciplinados, viciados cada vez mais cedo, desenvolvem uma sexualidade cada vez mais precoce e depravada. Então, nós vemos realmente, que a nossa juventude enfrenta um problema sério de carácter, não obstante, a escola estas aí…, as pessoas têm acesso a escola.
Mas, a escola está educando os nossos jovens? Não! Não está! Porque, a escola não educa, a escola ensina. Estamos a confundindo as coisas neste país.
Veja! A educação, se dá dos zero [0] aos sete [7] anos, quando todo o aspecto «psicológico» da criança se forma, depois dos sete [7] anos não se educa mais ninguém. Ou seja, uma criança aprende as noções mínimas de educação e dentro da educação está o respeito, a consideração pelo próximo, saber se colocar no lugar no lugar das outras pessoas e entende-las. Na verdade, uma criança aprende tudo isso, até aos sete [7] anos e se torna realmente educada, porque do contrário, ela não vai aprender isso nunca mais é aquele ditado que diz: «uma árvore, que nasce torta não se endireita». Por isso, o ser humana é como uma árvore, quando uma árvore nasce torta é preciso endireita-la antes, que ela alcance a idade adulta, enquanto a árvore é pequena. Destarte, é preciso amara-la em algum lugar para forçar o seu endireitamento, para que, ela possa crescer de forma recta. E o ser humano é a mesma coisa. É até aos sete [7] anos de idade se os pais não ensinam valores aos filhos os sete [7] primeiros anos, depois a escola não pode fazer nada.
Primeiro, porque a escola não educa as crianças, ficam apenas quatro [4] horas diárias na instituição de ensino. O que se pode fazer em quatro [4] horas!? Pouco, muito pouco. E nessas quatro [4] horas as crianças passam pelas mãos de vários professores de diferentes disciplinas. Repare! Há dias que os alunos passam pelas mãos de quatro (4), cinco (5) professores: professor de Matemática, Geografia, História, Educação física e desporto, Biologia e Português.
Então, um professor está em contacto com [80/85] alunos numa sala de aula, num período de quarenta e cinco [45] minutos o que ele vai conseguir passar para as crianças em termos de valores! Ele vai somente passar «conhecimentos superficiais»; comuns do que, a educação exige mas…, não vai educar as crianças, porque isso é impossível. Quem educa, quem deve educar é o pai e a mãe e se os dois [2] não educam a escola não vai educar, o país não vai educar pode até mais tarde educar com porrada.
No caso, duma criança mal-educada, que depois se torna adulto inconsequente, só que, esse adulto vai aprender na porrada, porque na escola da vida as coisas funcionam na porrada. Se o homenzinho, não quer aprender algo por bem ele vai aprender por mal, destarte é a vida humana. Mas, se ele quer viver como ser humano, consequente e responsável que trate de [cumprir] com as suas responsabilidades na vida em ser uma pessoa consequente e fazer o que é certo. Somente, destarte o ser humano consegue avançar duma forma adequada ao longo da sua vida quando ele é responsável, ele consegue encontrar o seu lugar ao sol.
Mas, isso, não é a escola que ensina aos alunos, mas sim…, a família é que confere os primeiros ensinamentos aos filhos. Ou melhor, deveria conferir, porque nós observamos, que a família moçambicana não está fazendo seu trabalho, pois nós temos pais no país cada vez mais ociosos, inconsequentes que não pensam na educação dos seus filhos, mas apenas agrada-los é por isso, que eles ficam os mal-educados que não sabem respeitar os seus semelhantes. Fracos e preguiçosos que não aguentam nada, e dai que não espanta, que na vida em nossa sociedade está-se tornando cada vez pior, porque está havendo uma «geração de adolescentes e de jovens» completamente mal-educada, porque os pais já não estão educando e ainda patenteiam a culpa na escola como se, a escola pudesse educar sem falar que a escola trabalha para o Estado, porque dentro da escola estão as ideologias do Estado.
O Estado, que quer criar uma sociedade com cidadãos livres, autónomos, profundos e inteligentes, mas verdadeiras «tábuas rasas», que podem ser manipuladas, escritas e reescritas segundo os interesses da classe política dominante e há quem diz, não é à-toa, que temos uma das piores educações do mundo, porque as nossas crianças estão entrando nas escolas sem o mínimo grau necessário de educação, de respeito e de disciplina.
E…, sem disciplina não se aprende, e quando os alunos não aprendem eles, também não podem obter bons resultados em sua vida de estudante, porque a família moçambicana não cumpre a sua tarefa, além disso, as próprias [leis] do país não permitem aos pais educarem os seus filhos. Repare! Os pais que forem um pouco mais «rígidos» com os filhos, eles podem ser denunciados por um vizinho invejoso e ainda serem «processados», porque estão sendo duros com os filhos, ou seja, não lhes estão educando correctamente.
Por isso, eu pergunto o que é educar o filho? É transforma-lo num preguiço! Num fraco e fracassado! Num perdedor! Num perdedor como muitos adolescentes e jovens hoje são no país, verdadeiros perdedores incapazes de viver e de conquistarem o seu lugar ao sol. Porque é isso, que o nosso país se está tornando, um país duma «geração» de uma juventude perdedora, que não está conseguindo caminhar com os próprios pés.
Porquê! Porque os pais não estão educando os seus filhos. Ou seja, estão os largando na escola e a escola hoje é lugar onde as crianças, de treze [13], catorze [14], quinze[15], dezasseis [16], dezassete [17] e dezoito [18] anos, vão queimar o tempo para não chatear em casa, e o resultado final disso tudo, não poderia ser outro senão…, o «péssimo nível educacional que temos no país». Além disso, para varia uns pais irresponsáveis e preguiçosos não querendo se dar o trabalho [luxo] de educar, e outra porque a escola hoje no país não consegue ensinar, porque a escola virou um baile pandza onde o aluno [a] vai fazer o que ele [a] bem entende. Os livros didácticos e programas são descontinuados progressivamente e os professores, alguns sem aprumo; tudo isso não poderia trazer resultados positivos para educação. Isso é óbvio!
Repare! Se nós queremos melhorar como país, precisamos começar pela educação. Mas…, a educação não pode ser confundida com o conhecimento escolar, com o conteúdo que as crianças estudam nas escolas, porque a educação é formada por valores, que os pais ensinam em casa notavelmente até aos sete [7] anos de idade, quando o ser humano desenvolve o seu lado psicológico, a sua psicologia, a sua psique, a sua alma, os valores que ele absorve. E, se o ser humano não absorve valores até aos sete [7] anos de idade, porque os pais não passam valores, depois este jovem não vai se encontrar na vida, ele vai ser uma pessoa vazia como hoje nós temos aos pontapés no país.
Por isso, tudo isso a testa realmente a crise que a educação hoje vive. A educação no mundo todo não apenas a moçambicana, porque em todos os países do mundo a educação vem sendo [escangalhada]. Falo aqui da educação, que os pais deveriam fazer em casa, os valores que eles precisam passar para os filhos para que eles possam chegar na escola minimamente educados, disciplinados e responsáveis para que possam aprender os conteúdos, que são ensinados na instituição do ensino.
Lamentavelmente, no caso do nosso país, a família está fracassada. A família não faz seu trabalho e a escola está com muitas dificuldades por causa do politicamente correcto, que está enraizada dentro das instituições de ensino e…, não só.
Destarte, qual é o futuro que o país pode ter neste momento? Nenhum!...
Moçambique, não tem futuro enquanto a família moçambicana não chamar para si, a responsabilidade de educar as «novas gerações» e a escola, depois vai ensinar conteúdos: Português, Matemática, História, Educação física e desporto, Biologia, Geografia. Isso é escola que ensina ela, também passa valores só que, os principais valores precisam vir de casa. Isso é a educação.
Por isso, educar um filho significa, passar-lhe valores. Destarte, aqueles pais em Moçambique, que não passam valores aos filhos, não os educam e por isso, eles ficam mal-educados, e não respeitam ninguém. Basta ver…, as nossas escolas no país, nós vemos isso muito bem…, crianças e adolescentes, que não sabem respeitar os seus semelhantes, que não tem responsabilidade, que não tem educação, porque não foram educados em casa pelos seus pais.
Estou errado?! Se eu estiver errado me provem, que eu estou errado.
Me provem em contrário, que eu vou-me corrigir.
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, aos [26] de Julho 20[20]