Por Francisco Nota Moisés
"Chegou o momento desta senhora perceber que em Moçambique não há democracia. Agora é tarde. Irá sofrer o terror da Frelimo (Frank sobre Ivone Soares acossada).
Um certo senhor de Sofala que faleceu na diáspora alguns meses atrás contou-me o que parecia ser uma anedota. Estando num autocarro em Maputo em 1993, para onde ele tinha ido depois de 30 anos de vivência fora de Moçambique, ele ouviu duas pessoas do sul a zombar a Renamo.
Uma delas disse depois de abanar a cabeça, "estes homens da Renamo são tão brutos e estúpidos que decidiram devolver à Frelimo todo aquele território que eles tinham tomado. Estes homens controlavam todo este Moçambique."
Comentado, a outra pessoa disse depois de se rir em zombaria da Renamo, "não sei o que dizer sobre isto. É preciso mesmo ser muito bruto e doido para devolver o território que eles tomaram à custa de muitos sacrifícios e confiar na Frelimo."
Desde aquele crasso erro do Afonso Dhlakama em 1992, a Frelimo tem estado sistematicamente a desgraçar, humilhar, perseguir e matar os membros da Renamo que agora o Judas Ossufo Momade traiu por completo em troca de algumas trinta moedas de prata para engordar e aumentar mais a dimensão da sua enorme barriga.
Depois daquela doidice do Dhlakama, os que estiveram à frente das coisas na Renamo tornaram-se em autênticos fantoches e lambebotas da Frelimo para benesses como resultado da traição do seu líder. Embora desorientado, Dhlakama não andava de mãos dadas com a Frelimo para danificar a Renamo como faz Ossufo Momade que indica a Frelimo que pessoas da Renamo devem ser perseguidas e eliminadas.
E esta senhora Ivone Soares é uma delas com uma cabeça grande por se considerar sobrinha do Afonso Dhlakama e que acreditava que reinava a democracia em Moçambique visto que o seu tio se cognominava "o pai da democracia moçambicana." E é precisamente por ser sobrinha do Dhlakama que Momade quer que os seus aliados da Frelimo a destrua por temer que ela venha agitar a situação contra ele como fê-lo Mariano Nhongo, mas de arma na mão.
A coligação Frelimo-Momade ainda não se esqueceu que ela fez uma declaração que dava razão a Mariano Nhongo por ter tomado a decisão que tomou contra o chamado acordo Nyusi-Momade que Nyusi utiliza para destroçar a Renamo e Momade usa para os seus interesses pessoais contra a Renamo.
Ossufo Momade e os seus aliados da Frelimo vão destruir todos aqueles de que ele tem como potenciais perigos para o poder deles. Momade não brinca. É um tirano e carrasco como o amigo dele Felipe Nyusi.