Para dar lugar às obras, um total de 64 famílias da zona de Maquival poderão perder suas habitações. Serão igualmente perdidos 75,6 hectares de produção de alimentos.
E porque o projecto já sofreu vários adiamentos, o governador Pio Matos, abordado sobre andamento do projecto, assegurou que o novo Porto vai ser concluído neste quinquénio, com um investimento que poderá ascender 1,05 mil milhões de dólares.
Pio Matos diz que diferente do Porto de carvão inicialmente previsto, o Porto comercial está mais estruturado. A fonte refere ainda que um Porto capaz de escoar e receber produtos vindos de fora, pode impulsionar o desenvolvimento da província.
Carlos Sousa, director de produção na multinacional florestal Portucel aguarda com expectativa o arranque das obras porque, segundo disse, a empresa vai tirar vantagens comparativas.
"Estamos satisfeitos com este anúncio, mas queremos que o projecto saia de papel e de sonhos para realidade. Não temos dúvidas que concluído os trabalhos, vai dinamizar a província e país no geral.?
A construção do Porto Comercial de Macuse, na Zambézia está a cargo da empresa Thai Moçambique logística.
O País – 25.08.2020