Pelos Números: Cabo Delgado, outubro 2017-agosto 20201
Número total de eventos de violência organizada: 493
Número total de mortes registradas por violência organizada: 1.495
Número total de mortes relatadas por alvos civis: 962
Observe: As atualizações de dados em tempo real da ACLED estão atualmente pausadas até 1 de agosto de 2020. Os dados de 2 de agosto a 5 de setembro serão divulgados em 7 de setembro. Todos os dados da ACLED estão disponíveis para download através da ferramenta de exportação de dados, e um conjunto de dados com curadoria de Moçambique está disponível na página inicialdo Cabo Ligado.
Resumo da situação: 17 a 23 de agosto
Os fundamentos do conflito de Cabo Delgado permaneceram inalterados na semana passada. As forças do governo ainda não voltaram a Mocimboa da Praia, e a estrada entre Palma e Mocimboa da Praia permanece insegura. Não houve ataques confirmados por rebeldes na província na semana passada, mas o conflito continua a afetar civis.
Em 21 de agosto, os corpos de uma mulher de 50 anos e sua neta de 12 anos foram encontrados em Nawamba, nos arredores da cidade de Macomia. Os dois viviam com a família em Macomia como refugiados, tendo sido deslocados de suas casas pela violência em Nagulue, distrito de Mucojo. Um dia antes de seus corpos serem encontrados, eles disseram aos parentes que estavam indo para a floresta para coletar folhas de mandioca para comer. Quando não voltaram, a família se preocupou por terem se perdido por não conhecerem bem a área. A identidade de seus assassinos é desconhecida, mas sua história destaca a vulnerabilidade de dezenas de milhares de civis deslocados em Cabo Delgado: vivendo em um lugar desconhecido, sob pressão para encontrar comida, e sujeito aos caprichos de grupos violentos que agem em grande parte com impunidade.
Leia mais aqui https://acleddata.com/2020/08/25/cabo-ligado-weekly-17-23-august-2020/