Mucojo, distrito de Macomia
Pela quinta vez, os insurgentes escalaram, na noite de domingo, a aldeia Manica, posto administrativo de Mucojo, distrito de Macomia, em Cabo Delgado.
Em número desconhecido, os insurgentes não causaram vítimas mortais e nem raptaram qualquer residente local. Roubaram, isso sim, cabritos e outros produtos alimentares, segundo deram a conhecer fontes de Mucojo-sede.
Em consequência, contaram as fontes, as pessoas que foram colhidas de surpresa, depois de dias de acalmia, entraram em pânico e refugiaram-se para a mata.
Tal facto, segundo contou uma outra fonte, condicionou a ida de viaturas à vila sede de Macomia, por medo de ataques protagonizados por insurgentes.
“Estou em Mucojo-sede. Todos os carros estão a voltar, como nós no nosso carro, voltamos em Manica devido a esse ataque”, contou uma vendedeira de peixe, que saiu na manhã desta segunda- feira de Pangane em direção à Macomia-sede.
Ela mostrou-se completamente frustrada tendo em conta a possibilidade de o produto poder apodrecer. “Os insurgentes ficaram até por volta do meio-dia” – acrescentou.
Segundo ela, a aldeia Pangane continua a receber mais pessoas vindas das ilhas. Por isso, reforçou a ideia de as necessidades estarem a subir a cada dia, particularmente no que concerne ao apoio alimentar.
MEDIA FAX – 09.09.2020