Falando, este sábado na cidade de Pemba, em conferência de imprensa no âmbito da visita à província de Cabo Delgado, Bernardino Rafael explicou que embora algumas aldeias ou vila tenham sido abandonadas, não há nenhuma que esteja nas mãos dos terroristas.
“ Não há nenhuma vila tomada como tal, onde eles vivem e exercem actividade. Há vilas que eles, por pressão de ataque queimar, a população se deslocou, tais como algumas aldeias que nós temos ao nível do nosso país e não estavam nas mãos dos terroristas porque nós exercemos um controlo mas também não estamos lá fisicamente nos portos e na vila da Mocímboa da Praia”, disse.
O Comandante-geral da Polícia acrescentou que as Foças de Defesa e Segurança estão a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para o restabelecimento da paz em Cabo delgado e nas zonas sob ataques da auto-proclamada Junta Miliar da Renamo, nas províncias de Manica e Sofala.
RM – 27.09.2020
NOTA: Estando em Pemba porque lá se não deslocou e tirou uma foto na ponte? Assim acreditávamos. “ Não há nenhuma vila tomada como tal, onde eles vivem e exercem actividade." disse. Então porque em CHAI não houve qualquer cerimónia alusiva ao 25 de Setembro?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE