Amanhã dia 24 Outubro a população da província da Colúmbia Britânica vota em eleições gerais para a legislatura provincial e para um novo governo provincial. Mas devido a pandemia, foram estabelecidas datas entre 15 e 22 de Outubro antes da data de 24 de Outubro para quem quisesse votar em avanço. As urnas contendo tais votos serão abertas e contados amanhã.
Votei no dia 20 de Outubro, uma semana depois de ter recebido o cartão do votante pelo correio que era para evitar o tumulto de amanhã. Só cidadãos votam em eleições provinciais e federais para estabelecer estruturas legislativas e executivas provinciais e federais respectivamente. O Canadá segue o sistema britânico de competição entre candidatos e quem tem o maior número de votos num distrito eleitoral ganha o assento para representar o distrito no qual competiu.
Na Europa é só o Reino Unido que tem este sistema enquanto que quase todos os outros países seguem a representação proporcional.
Neste país não tem havido registro de votantes como acontece em países terceiro-mundistas cada vez antes das eleições, o que gera confusão e permite os governantes empreender manipulações e fazer batotas eleitorais. Quando cada cidadão atinge a idade de votar, o sistema automaticamente concede-lhe o direito de voto. Para os novos canadianos, esses gozam do direito de votar a partir da data quando se tornam cidadãos.
No lugar de votação mostrei o cartão do votante antes de ser dirigido a uma mesa onde entreguei o cartão e a oficial de votação verificou-o e procurou o meu nome na lista de votantes antes de receber um papel do votador para fazer a minha escolha num outro lugar antes de regressar onde a senhora estava para eu meter o meu voto numa urna e devolver o cartão do votante num envelope como não podia tomá-lo para casa e não podia votar mais.
Já fazem mais de 30 anos que vivo no Canada e já votei mais vezes do que posso me lembrar em eleições provinciais e federais ou nacionais. E nunca nenhuma vez ouvi reclamações de irregularidades eleitorais visto que é impensável que isto aconteça aqui. Governos provinciais e federais são retidos ou são chutados fora do poder pelo povo.
Competem nestas eleições os seguintes partidos que são também partidos federais, com a excepção do Partido Comunista da Columbia Britânica: Os Verdes, os Novos Democratas (socialistas) agora no poder na província, os Conservadores, os Liberais e o Partido Comunista da Columbia Britânica.
Amanhã de tarde as pessoas estarão coladas as suas televisões para ouvirem os resultados a serem anunciados. Como manda a lei, todos os resultados das eleições provinciais e federais devem ser conhecidos no mesmo dia de votação. Pelas 23 horas todos os resultados são anunciados e conhecidos e o povo sabe quem ganhou e quem perdeu.