Comunicado da sessão da Comissão Política
Às terças-feiras, ao fim de cada sessão da Comissão Política, o partido Frelimo emite os habituais comunicados de imprensa, dando a conhecer o essencial do que terá sido abordado na reunião.
Normalmente, os comunicados têm sido de autênticas “hossanas” a favor do “líder incontestável”, e de lamentações em situações de algum tipo de calamidade pública.
Entretanto, a nota emitida ao fim da 53ª sessão ordinária da Comissão Política, nesta quarta-feira, o partido que suporta o Governo de Moçambique não conseguiu nem se recordar da indescritível e assombrosa situação humanitária que se vive em Cabo Delgado, isto em resultado da intensificação de ataques terroristas naquela região.
Nos últimos dias, depois de os terroristas terem atacado aldeias do posto administrativo de Mucojo, distrito de Macomia, assim como localidades do distrito de Quissanga, milhares de refugiados desembarcaram em diversas praias de Pemba, com particular destaque para Paquitequete.
Depois de saírem dos locais atacados apenas com roupa do corpo, caminharem dezenas de quilómetros para um local razoavelmente seguro, e apanhar barcos que levam quatro dias a navegar as águas do indico, os refugiados chegam a Pemba em condições simplesmente deploráveis.
Até partos ao longo dos quatro dias de viagem foram relatados nos últimos dias. É um drama nunca antes visto naquela cidade, mas os níveis da desgraça dos refugiados ainda não comoveram o Governo para o assunto merecer qualquer parágrafo nos comunicados da Comissão Política da Frelimo.
MEDIA FAX – 23.10.2020