Quatro anos depois que o então candidato à presidência Donald Trump prometeu trazer empregos de volta ao país do carvão, o setor de carvão está pior do que nunca. Essas comunidades que ainda dependem do carvão para os meios de subsistência de suas cidades estão achando cada vez mais difícil de raspar, e o futuro parece sombrio. "Uma dura realidade no país do carvão - com ou sem Trump", uma manchete da BBC lida esta semana - e éverdade: a política não pode salvar o carvão. Nada pode. A realidade é que o mundo está se afastando cada vez mais rapidamente dos combustíveis fósseis. Na véspera das mudanças climáticas catastróficas, as tendências de investimento do ESG estão avançando mais do que nunca. Magnatas da indústria petrolífera estão lutando para diversificar seus portfólios e os líderes globais estão atualmente elaborando e implementando pacotes de estímulo "verdes" que dependem da recuperação econômica pós-pandemia de suas nações em energia limpa — um setor que promete uma criação de empregos muito necessária.
Mesmo deixando o meio ambiente fora de questão, o carvão ainda estaria profundamente no vermelho graças à inundação de gás natural barato que ainda é abundante nos Estados Unidos, mesmo que o setor de xisto esteja tendo suas próprias lutas pós-pandemias. Em todo o mundo, o carvão está em suas últimas pernas. Simplesmente não é mais barato ou abundante o suficiente para fazer sentido financeiro, e em parte devido a essa dura realidade econômica, as contribuições sérias do combustível fóssil de altas emissões para as mudanças climáticas e a poluição do ar não podem mais ser ignoradas por causa do resultado final.
Embora os dados indiquem que a energia verde finalmente criará muito mais empregos do que tirará no próximo período pós-pandemia, isso significa pouco para aqueles que estão trabalhando em minas de carvão ou usinas com pouca ou nenhuma outra oportunidade econômica em sua área quando - não se - essas operações de carvão fechadas em um futuro cada vez mais próximo.
Pode haver uma solução para apenas este problema, no entanto, que casa tanto o potencial quanto o imperativo da produção de energia mais limpa com antigas comunidades de carvão. Em um artigo escrito para a GreenBiz esta semana, Lincoln Bleveans, da Burbank Water & Power, argumenta que as comunidades de carvão e as usinas de carvão eliminadas em fases são na verdade a configuração perfeita para novas instalações de produção de hidrogênio verde.
O hidrogênio verde é uma forma especialmente sexy de combustível limpo que tem sido a fonte de muito burburinho nos últimos anos e meses por seu potencial para alimentar as indústrias, deixando para trás nada além de vapor de água como um produto de sua combustão. Ao contrário do hidrogênio cinza (a forma mais comum de hidrogênio industrial) que é feito usando combustíveis fósseis de alta emissão como petróleo e carvão ou hidrogênio azul feito a partir de gás natural, o hidrogênio verde é produzido usando energia renovável, tornando-o extremamente promissor para iniciativas de descarbonização. Países inteiros já apoiaram o impulso do hidrogênio verde, e muitos investidores em todo o mundo estão entrando a bordo para aumentar a capacidade de produção. Mas poucos locais são tão perfeitos para a infraestrutura de produção de hidrogênio verde quanto antigas usinas de carvão, diz Bleveans.
Há uma série de razões para isso.
Quando ele olha para uma usina de carvão doente, Bleavans vê "um local industrial e uma comunidade pronta para redesenvolvimento". Ele continua enumerar as razões pelas quais a transição pode ser mais natural do que você imagina: "Vejo uma mão-de-obra industrial qualificada e experiente pronta para construir, operar e otimizar sistemas complexos. Vejo linhas de transmissão para trazer a energia renovável necessária para a produção de hidrogênio verde. E eu vejo os direitos hídricos, em quantidades alucinantes, que são um pré-requisito tanto para a geração de energia a carvão de hoje quanto para a produção de hidrogênio verde de amanhã."
Os direitos hídricos só continuarão a se tornar mais preciosos e caros em um mundo em aquecimento, e um local que já estabeleceu a estrutura para o acesso aos volumes de água necessários para a produção de hidrogênio verde é uma vantagem difícil de exagerar. E realmente, não é apenas poético e, de fato, apropriado ver a vanguarda da energia limpa centrada em antigas comunidades de carvão? Em vez de ser esquecido ou deixado para trás, o país de carvão poderia ser o país do hidrogênio - a próxima maior coisa, mais verde.
Por Haley Zaremba para Oilprice.com
In https://oilprice.com/Energy/Energy-General/Can-Hydrogen-Energy-Save-Coal-Country.html