Por Francisco Nota Moisés
DE FACTAMENTE A DITADURA MAPUTENSE SILENCIOU O PINNACLE NEWS (4)
O inglês tem uma expressão para isto: "All work and no play makes Jack a dull boy."
E na verdade quando nos imbuímos no trabalho sem jamais nos divertimos, ficamos aborrecidos e mesmo insanos. É preciso ter folga do trabalho para brincar que é para refrescarmos as nossas mentes antes de resumirmos o trabalho.
Da mesma maneira, a política, especialmente a política de malucos e por malucos, faz com que percamos o senso de humor ou o nosso senso cómico e a nossa capacidade de rirmos e de nos rirmos de nos mesmos. Os ingleses pensam que eles são os donos de humor e que outros povos não tem humor como eles, ou que o humor é alheio aos alemães. Estou tentando me libertar desta tendência que adquiri das leituras de ficção em inglês e francês sobre a Segunda Guerra mundial que tratam alemães como todos eles sendo nazis -- sem humor e que não se podem rir. Mas isto não é para negar que o comportamento dos nazis contribuiu a esta perceção negativa sobre os alemães.
Quando era um rapazinho que devorava livros sem analisar as coisas e acreditava no que lia, li um livro em português no Seminário do Zobué que classificava as três grandes línguas europeias assim: inglês como língua do comércio, francês como língua da elegância e beleza e alemão como língua de guerra. Tais classificações erradas quando entram na cabeça dum miúdo, enraízam-se e fica muito difícil empurrá-las para saírem da cabeça.
Estou convencido que cada língua é elegante para aqueles que a conhecem. E não há língua que seja feia ou impossível como o grego, como se diz em português e inglês enquanto para o francês e o chines que é impossível. Quando um francês não entende puto do que se diz, ele diz: c'est du chinois (é chinês), Mas algumas pessoas terão sempre as suas opiniões. Victor Hugo diz no Les Miserables que o francês é a língua que melhor exprime as mais altas aspirações da humanidade. Para Leo Tolstoi, o grande escritor russo do seculo 19 e autor de Guerra e Paz, ficção sobre a invasão da Rússia por Napoleão Bonaparte, pensa que o russo é o que melhor exprime ideias.
Obviamente, o Sanscrito, a antiga língua da India e língua sagrada em que todas as escrituras sagradas do hinduísmo foram escritas podem exprimir o pensamento do hinduísmo melhor do que o inglês e o francês que não tem termos para uma gama de termos e conceitos do hinduísmo.
Línguas africanas podem exprimir certos conceitos que levariam explicações nas línguas europeias daquilo que se diz numas únicas palavras por tais línguas europeias não terem termos equivalentes.
E assim também vai para as superstições. Os europeus e o Cristianismo por causa do seu colonialismo e imperialismo históricos deram a entender que os africanos eram os donos de superstições. Nada disto, todos os povos do mundo tem as suas superstições.
Se o historiador Gilbert Martin não ligou a uma superstição o incidente do Winston Churchill e o seu grupo tendo sido corridos duma residência em Chequers aonde tinham ido verificar o lugar onde um míssil V alemão tinha caído por uma dama com uma vassoura nas mãos como relatei no terceiro artigo sobre o Pinnacle News e porque talvez nem os escoceses nem os ingleses atribuem qualquer superstição àvassoura.
Para muitos povos africanos, principalmente os senas, ser corrido por uma mulher ou receber vassouradas duma mulher pode causar todo o tipo de desgraças que vão de impotência, o crescimento da hérnia até à morte e coisas, ou cada coisa, a não marchar bem na vida dum homem. Se alguém É batido com vassoura por uma mulher, pior ainda por uma mulher em menstruação, é melhor consultar o curandeiro para tratamento para impedir desgraças. Os homens evitam ser batidos por mulheres em menstruação ou por mulheres com vassouras.
Pensei que seria um pequeno divertimento falar de coisas mundanas do que sempre da politica de malucos ou por malucos que nos quebram as cabeças. Distração da política de malucos podem nos divertir, nos fazer rir, assegurar a nossa sanidade e engrandecer a nossa humanidade. E isto é muito importante.