DE FACTAMENTE A DITADURA MAPUTENSE SILENCIOU O PINNACLE NEWS
Por Francisco Nota Moisés
O que posso ver em linha por três dias consecutivos são as mesmas noticias antigas e nada de novo, o que me leva a crer que o regime silenciou o Pinnacle News, que não e contra o regime da Frelimo como tal, mas insiste em apresentar informações, muitas delas não verificadas, que é para preencher o vazio que existe visto que o regime da Frelimo não fornece informações e não diz nada sobre as suas guerras no Norte e do centro. Muito do que se sabe e se ouve vem dos populares que só podem falar sob o olhar stalinista do Grande Irmão orwelliano da Frelimo. E se dizem coisas que não agradam o Grande Irmão, eles terminam pagando com os seus pescoços e as suas línguas cortados como aconteceu àquele velho na ilha do Ibo que teve a ousadia de confrontar o Nyusi com exigências de que ele devia acabar com a guerra ou que a guerra devia terminar.
Quando Nyusi lhe disse que o seu governo fazia esforços para batalhar os malandros em Muidumbe, Quissanga, Palma, o velho retorquiu, dizendo "nos queremos a guerra acabar. Estamos sofrer,"
Quando Nyusi disse que ajudaremos aqueles que saíram e vocês que ficaram, o velho disse: "Nos não estamos pedir de ajuda. Queremos a guerra acabar."
Quando Nyusi disse que ele tinha falado com os populares atrás dele, o velho disse: "Eu estive lá e não ouvi você falar. Também quando veio aqui depois do ciclone Uday (sic -- o cyclone que se abateu em Cabo Delgado era o cyclone Henry), você não falou connosco."
Nyusi, um ditador não acostumado a ouvir pessoas a lhe contradizer, não gostou do velho. Deixou com muita raiva sem se despedir do velhote com a sua grande barriga a bailar em frente dele, seguido por dois outros barrigudos como ele, um deles Bernardino Rafael que apertou o ombro de velhote com muita raiva sem dizer nenhuma coisa e o outro barrigudo era possivelmente o chefe da polícia da Frelimo em Cabo Delgado. Mataram o velho e cortaram a sua língua por desfalar a um um deus da tirania maputense e para ele não falar mais no seu descanso eterno.
O Pinnacle News que colocou o vídeo daquela confrontação entre o velho e Nyusi, reportou que o velho tinha sido morto e a sua língua cortada e dava informações sobre as derrotas da Frelimo em Cabo Delgado ultrapassou a fronteira com o seu espirito de liberdade de imprensa e o Grande Irmão orwelliano maputense enfureceu-se e decidiu silenciá-lo.
Não há dúvida que o Grande Irmão orwelliano da Frelimo está a roer os dentes com muita zanga e fúria contra O Moçambique para Todos que ele teria assassinado há muito tempo, se estivesse baseado em Moçambique. E esse mesmo Grande Irmão terrorista da Frelimo, que me condenou a morte em 1968 por impertinencia e falta de respeito aos lideres da Frelimo como o velho da ilha do Ibo fez com Nyusi, quer dar cabo de mim que ando escondido numa vila não longe de Ouagadougou, capital do Burkina Faso, onde leciono a literatura africana escritas em francês num colégio da urbe.