Última sexta-feira no distrito de Macomia
…E continuam a provocar horrores nas aldeias do distrito de Muidumbe
Numa altura em que a situação no distrito de Muidumbe continua tensa e bastante confusa, na noite de sexta-feira, grupos terroristas atacaram o distrito de Macomia, com grande incidência para a aldeia Nanjaba, a sensivelmente 16 quilómetros da sede distrital.
De acordo com fontes que receberam alguns deslocados em Macomia-sede, os insurgentes chegaram à aldeia por volta das 22 horas. À chegada à Nanjaba, segundo contaram as pessoas que agora estão na condição de deslocados na vila sede distrital, os terroristas dispararam para cima gritando a habitual voz de combate “Allah Akbar”, ou simplesmente “Deus é Grande”.
Instantes depois começaram a incendiar as residências. “Minha mãe chegou de lá [Nanjaba] esta manhã. Diz que queimaram tudo, Última sexta-feira no distrito de Macomia Terroristas atacam, matam e sequestram …E continuam a provocar horrores nas aldeias do distrito de Muidumbe incluído as escolinhas locais.
Portanto, não há nada ali [Nanjaba]” - contou Faque Amimo, residente no bairro Nanga A, em Macomia sede. Outras pessoas de Macomia sede, que se refugiaram em Silva Macua, distrito de Ancuabe, também disseram ter acompanhado informações sobre o ataque à aldeia Nanjaba que, desde o início dos ataques, não tinha sido alvo de qualquer incursão dos terroristas.
De acordo com as fontes, duas pessoas morreram por decapitação e seis mulheres foram raptadas. Lamentando, disseram que apesar de a aldeia não estar localizada longe da vila sede, não houve qualquer reacção e resposta do considerável contingente das Forças de Defesa e Segurança (FDS), que está posicionado na sede do distrito.
Entretanto, no seu regresso à zona costeira, os insurgentes escalaram a aldeia Napala, no posto administrativo de Mucojo, na mesma noite. Nesta aldeia, queimaram palhotas da população e mataram três pessoas. O ataque, conforme disseram as fontes, deu-se por volta da 1 hora da madrugada de sábado.
Foi a segunda vez que os insurgentes atacam a aldeia Napala, um importante e reconhecido centro de produção de arroz no distrito de Macomia.
Em relação ao distrito de Muidumbe, dificilmente se consegue buscar informações precisas e pontuais, tendo em conta que desde o ataque iniciado no fim-de-semana do dia 1 de Novembro corrente, as redes das telefonias móveis deixaram de funcionar.
Acredita-se que tal deva-se à sabotagem da rede pelos terroristas. Entretanto, informações de quem consegue fugir da região para outros distritos, a exemplo de Montepuez e Mueda, dão conta de os atacantes continuarem em várias aldeias a plantar verdadeiros cenários de horror.
Nisto, o Pinnacle News dá conta de o campo de futebol do Matchedje, na aldeia Muatide, ter sido transformado em centro de decapitações. Ou seja, relata-se o facto de os insurgentes perseguirem as populações pala mata e quando capturadas, as vítimas são encaminhadas ao campo de futebol para o esquartejamento e decapitação. Até sexta-feira estimava- -se em cerca de meia centena o número de populares decapitados em Muatide.
MEDIA FAX – 10.11.2020