Por Francisco Nota Moisés
"As Forças de Defesa e Segurança de Moçambique capturaram três homens próximos do líder do grupo dissidente da Renamo, Mariano Nhongo, um dos quais seu ajudante de campo, anunciou hoje o Presidente moçambicano."
Tais capturados não tem nomes e onde estão as fotografias a mostrá-los? Parece-me que se trate de homens da Renamo que os esquadrões da morte do Nyusi sequestrou. E parece que se trata também dum anuncio propagandístico e de desespero de Felipe Nyusi que ao anunciar a "captura" dum tal ajudante e dois cozinheiros de Mariano Nhongo apelou a Junta Militar para desistir das suas ações para se aderir ao seu DDR, exatamente aquilo que Nhongo e o seu grupo denunciaram como uma manipulação banditesca da Frelimo que usou Ossufo Momade para trair a Renamo a troca de dinheiros e doutros interesses do chefe da Renamo
Nhongo condenou o DDR do Nyusi com Ossufo Momade. E porque convida-lo a aderir a tal palhaçada insincera e desonesta? Nyusi demonstra a sua falta de seriedade, o que devia convencer o Nhongo que ele não deve perder o seu tempo com este homem da Frelimo depois do seu falecido chefe Afonso Dhlakama se ter tornado num triste palhaço manipulado pela Frelimo. Ele deveria ignorar o Nyusi e intensificar as suas operações para libertar mais território da Frelimo como fazem os seus amigos, os rebeldes do Norte. Ele deveria também se esquecer de Mirko Manzoni, o tal agente e enviado suíço da Frelimo.
No vídeo no qual Nyusi foi ouvido a falar da captura dos tais três homens da Renamo, falou também do recrudescimento de ataques armados pela Junta Militar no Centro do país.