Líder da autoproclamada Junta Militar da Renamo declara cessar-fogo unilateral e anuncia negociações (3)
Por Francisco Nota Moisés
moolla sidat said in reply to Sabio...
"SAUDAÇÕES CARO SÁBIO.EM PRIMEIRO APROVEITO PARA LHE DESEJAR UM BOM NATAL E UM ANO NOVO COM MUITOS SUCESSOS LONGE DA PANDEMIA QUE SE CHAMA (Frelimo). VOLTANDO AO SEU COMENTÁRIO,CONCORDO PLENAMENTE CONSIGO. DISSE UMA PURA VERDADE SOMOS MESMO QUE NÃO GOSTAMOS DESTES CREMINOSOS."
"SABIO said.. "Nessa jogada, a Frelimo tem duas opções. A primeira é a de liquidar o Mariano Nhongo. A outra e a de aliciar o Nhongo com regalias de forma a acomodá-lo. E se a Frelimo continuar a fazer essa jogada, de acomodação, a guerra em Moçambique nunca vai terminar. Sempre surgirão outros descontentes. De facto, os descontentes somos muitos."
Agarrar e matar familiares de alguém por actos deste individuo e um crime contra a humanidade. Mariano Nhongo é um ser humano como qualquer outro cujo espirito pode se sentir quebrado por aquilo que Nyusi faz a sua família.
Nyusi fez o mesmo com a família do Matsangaisse Jr. que se juntou a Nhongo na formação da Junta Militar em Gorongosa e o chefe da sua polícia veio depois a lhe exigir uma rasão de 1,000,000 (um milhão) de dólares americanos, que eram para libertaram os seus familiares. O que é isto se não suma atuação terrorista?
Cenas de esquadrões da morte de Nyusi e da Frelimo a raptar familiares de pessoas que não concordam com a Frelimo e de quaisquer outros indivíduos como comerciantes e os chamados desmobilizados da Renamo que Ossufo Momade lhe entregou são cenas quotidianas neste triste país que se chama Moçambique.
As pessoas podem agora entender porque é que os dirigentes dos rebeldes do Norte não se identificam por nomes. E se alguém conhece alguns nomes, tais nomes são falsos, como Bernardino Rafael, o chefe da polícia de Nyusi disse recentemente em Cabo Delgado quando apelou por negociações de aldrabices com os rebeldes do Norte. Mais, estes rebeldes do Norte conhecem o espirito terrorista da Frelimo e não negociarão com ela. Para eles, o fim será seja eles ou seja a Frelimo.
Será que Felipe Nyusi não tem família? Será que ele gostaria de ver a gorducha Isaura, a sua esposa, e os seus gorduchos filhos e provavelmente netos e netas sequestrados por seus oponentes? Que tipo de crueldade e desumanismo é este de Felipe Nyusi.
Na verdade, e como os dois comentadores acima notaram: Se Felipe Nyusi pensar que pode acabar com Nhongo como um individuo será a resposta dos seus problemas e trará ao seu regime a paz, ele anda enganado. É que não se sabe ainda qual será o desfecho desta situação na guerra do centro, se os combates no centro vão resumir ou não ou se Nyusi poderá na verdade acomodar-se com Nhongo. E se ele se acomodar com Nhongo, será que terá resolvido os prolemas? Será que a guerra no centro acabará. Será que os outros homens do Nhongo não continuarão a lutar?
Mais, Nhongo diz que se matarem membros da sua família, "Moçambique vai mudar." Não sei o que a palavra "mudar" significa aqui. É um código que só Nhongo pode explicar.
Em Cabo Delgado o pobre Nyusi tem que aguentar com a situação da sua derrota militar. A província quase que fugiu do seu controle por completo.
Há já alarmes em Niassa onde a polícia de Felipe Nyusi anda a apelar à tal vigilância popular visto que há mobilizadores clandestinos que organizam populares para lutarem contra o regime da Frelimo naquela outra região do país.