- Resumo
Desde 2010 que investigo: “O poder colonial e o impacto do Islão em Moçambique (1954-1974), no âmbito de um pós-doutoramento, orientado pela Professora Doutora Joana Pereira Leite no CEsA/CSG/ISEG/UL. Nesta apresentação, que se insere na publicação final que estou a preparar gostava de partilhar as histórias de vida e de sofrimento com as quais me deparei no decurso da pesquisa, quando procurava no ambiente associativo islâmico iniciativas de clandestinidade e resistência.
Selecionei assim, o drama que conheci em Cabo Delgado, mais concretamente em Pemba/Ex-Porto Amélia e, sobretudo no Ibo, lugar paradisíaco no arquipélago das Quirimbas, local de História e Memória em que estava instalada uma cadeia da PIDE/DGS, mais concretamente na Fortaleza de S. João Batista, onde na porta de entrada se podia ler um presságio de horror: “entrada sem saída”, como nos relataram os nossos entrevistados!
Leia aqui
Download OIN_Historias_de_Vida_e_de_Sofrimento
NOTA: Por conhecimento pessoal e de uma autoridade administrativa que ali residiu vários anos, posso garantir que nunca existiu a placa com os dizeres "entrada sem saída".
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE