Por Francisco Nota Moisés
"Está confirmado o abandono total por parte de insurgentes que tinham se implantado há meses, na posição do cruzamento de Awasse – Mocímboa da Praia, o referido abandono efectivou se horas depois de forças especiais conjuntas Moçambicanas terem atacado esta posição num combate recentemente tornado público pelo Pinnacle News que durou perto de 8 horas consecutivas e que resultou na perda física de 6 militares e 16 feridos em combate e do lado de insurgentes, na altura, 24 perdas físicas."
Esta informação de Pinnacle News contraria a outra que dizia que a tropa da Frelimo tinha montado um ataque de surpresa contra os rebeldes em Awasse que os esperavam em árvores frondosas, trincheiras e atrás de rochas e que atacarem antes da tropa da Frelimo abrir fogo contra eles, forçando os sobreviventes a regressar para Mueda. Segundo outra informação que o Pinnacle News parecia não acreditar, os homens da Frelimo eram comandados por um velho veterano da chamada luta para libertação nacional de 80 anos sofrendo da cegueira e que se apoiava numa uma bengala.
Sabe-se, porém, que muitos mortos e feridos das tais FDS da Frelimo foram transportados de Awasse para o hospital central de Nampula que depois removeu os corpos sem que os familiares dos abatidos la estivessem. E os corpos foram provavelmente enterrados em valas comuns algures nas matas de Nampula.
O mesmo Pinnacle News veio depois dizer que a Frelimo usou duas avionetas para transportar soldados mortos e feridos da Frelimo de Awasse.
Mesmo se aceitamos que os rebeldes se retiraram do lugar onde eles fustigaram as FDS da Frelimo, isto não quer de nenhuma maneira dizer que eles não estão algures em Awasse. Os rebeldes não são uma força regular. Eles são guerrilheiros que avançam quando as circunstancias lhes favorecem e recuam quando devem recuar para preparem novos ataques a partir doutros angulos e circunstâncias.
Achei uma grande piada uma informação veiculada no YouTube colocada no dia 21 de Novembro com o titulo de FDS e segurança abatem 17 terroristas em Muidumbe que mostra o chefe da policia Bernardino Rafael a louvar as suas forças por terem recuperado Muidumbe sem mostrar a vila. Dos dois militares atrás do Rafael havia um barrigudo de óculos que parecia uma mulher num estado avançado de gravidez antes do parto.
Discursando quanto a tal operação contra os rebeldes em Muidumbe, Rafael diz que as suas forças destruíram 100 sacos de arroz de 25 kg cada e 350 kg de peixe seco que os rebeldes tinham saqueado aos populares. Ninguém entende que eles tenham destruído tanto arroz e peixe enquanto muitos da própria soldadesca da Frelimo e os tais descolocados de guerra passam mal e à fome?
Mas ele diz que os rebeldes passam mal à forme. Como é que ele sabe que os insurrectos passam mal à fome, se não sabe onde estão e não os vê?