Por Francisco Nota Moisés
Mariano Nhongo diz que equipa de negociadores dele está pronta para encontro com Governo na segunda-feira, 28.
"... Já passou uma semana, não há estrondos, eu mandei paralisar os meus militares para não atacarem mais”, disse Nhongo, em entrevista exclusiva à VOA, algures do seu esconderijo, salientando que “o que ficou é tomar uma cerveja” com a polícia e o exército, em alusão à cessação de confrontos militares com as Forças de Defesa e Segurança. O cessar-fogo, prosseguiu aquele dissidente do principal partido da oposição, resulta do consenso alcançado no diálogo telefónico que manteve, na semana passada, com o enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas, Mirko Manzoni, tendo já constituído a sua equipa que vai negociar com o Governo."
Depois de ler o artigo pela primeira vez, fiquei confuso e entendi como se o Nhongo estivesse a declarar a rendição da sua Junta Militar. Foi somente depois de lê-lo pela segunda vez que apanhei a inspiração para penetrar o espirito de Nhongo e ver a sua única capacidade de se rir da Frelimo e de lhe devolver as suas piadas com as suas próprias piadas, o que é uma coisa que sempre faltou na Renamo.
É possível que ele tenha instruído aos seus homens para pararem com ataques contra o inimigo durante a quadra festiva, o que explica a sua metáfora ou o simbolismo de beber a cerveja com a soldadesca da Frelimo e a com a sua policia. Mais do que ninguém, talvez menos do que eu, Nhongo conhece o diabolismo da Frelimo e não entretém duvida sobre a natureza hedionda desta organização terrorista.
Penso que Nhongo teve a inspiração dos seus colegas para montar este jogo contra a Frelimo. Ele sabe muito bem que Nyusi e o seu amigo e colega suíço, Mirko Manzoni, apelaram para que ele deixasse de lutar para aderir ao DDR de Ossufo Momade. Mas ele não diz que aceita a brincadeira da dupla Nyusi-Manzoni com Ossufo Momade. Pelo contrário, ele diz que tem uma equipa pronta para negociar com o regime de Felipe Nyusi e as embaixadas a partir da segunda-feira próxima, dia 28 de Dezembro, coisa que é impossível visto que isto paralisa e desarma a Frelimo que não tem o tempo de formar uma equipa para negociar com ele, o que é uma coisa que os frelimistas não desejam fazer com ele. A Frelimo quer a rendição ou a traição da Junta Militar como Momade fez com a Renamo.
Ele não respondeu quando Nyusi declarou a sua tal trégua recente e na verdade respondeu com tiros nos focinhos dos frelimistas. Ele também sabe que a Frelimo vai respondera à sua trégua com tiros no seu focinho e nos focinhos da Junta Militar.
Ele disse que tinha paralisado as suas forças para não atacar mais o inimigo Frelimo, o que não é a mesma coisa como dizer que ordenou a rendição das suas forças a Frelimo. Mesmo se o tivesse feito, os seus homens no mato não concordariam com ele visto que conhecem quão maliciosa e diabólica a Frelimo pode ser.
Nas suas declarações, Nhongo também expos o tal Mirko Manzoni com um grande mentiroso por ter dito que recentemente se encontrou pessoalmente com Nhongo, enquanto Nhongo diz que falou com o suíço pelo telefone. Nhongo sabe que a Frelimo pode usar o suíço para o localizar para mata-lo. E e porque ele diz que ficou admirado que depois de conversar com o suíço, ele viu helicópteros a sobrevoar numa altitude baixa. O que estiveram a fazer aqueles helicópteros, se não procurar para eliminá-lo.
Nhongo lamentou-se recentemente que a Frelimo sequestrou membros da sua família incluindo seus filhos. E isto e para além dele estar constantemente a dizer que a Frelimo tem raptado membros da Junta Militar. Ele não faria tais declarações, se tais coisas não estivessem a tomar lugar.
Nhongo esta agora a devolver as brincadeiras do mau gosto da Frelimo com as suas próprias brincadeiras de mau gosto.
O grande erro dele e da sua Junta Militar, como o é também dos rebeldes do Norte, é deles não emitirem comunicados militares, o que deixa as mentiras e distorções da Frelimo a passar com impunidade e a nos ensurdecer.